643 2025.jan_palestra

ano de grandes realizações

Kimio Okuda

Bom dia,

Este ano (2024) está para encerrar, restando apenas 23 dias, e, também estamos próximo de encerrar o segundo ano de atividades do período de três anos, mil dias rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama.

2025 será o último ano para concluirmos as atividades da determinação espiritual realizada, renovando os ânimos na reta final rumo ao decenário de Oyassama.

Relembrando os fatos deste ano:

No mês de janeiro, iniciando o ano, houve o 16º Curso Estudantil. A Associação dos Moços, Seinenkai, juntamente com o Departamento das Moças, realizou a 59ª Caravana Conjunta de Missionamento nas cidades de São Carlos/SP e Natal/RN. Também foram realizados o 125º Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil, e o 67º Encontro Infantojuvenil, Tsudoi.

Em fevereiro, na saudação da cerimônia mensal, o Primaz citou um trecho da mensagem do Shimbashira, lida na reunião anual da Associação Infantojuvenil: “O seguidor deste Caminho não é apenas aquela pessoa que está se dedicando integralmente aos afazeres da igreja ou da casa de divulgação. (...) Se essa pessoa tem sempre no coração a intenção de Deus-Parens e, tomando como base a vida-modelo da Oyassama, passa o dia a dia sentindo e agradecendo pelas providências e esforçando-se em viver os dias alegre e animadamente, com certeza é uma pessoa seguidora deste Caminho.” E, a partir da segunda-feira, iniciou o 250º Curso de Doutrina.

Em março, ocorreu o 54º Encontro do Departamento das Moças. Na saudação da cerimônia mensal, o Primaz reforçou os dois pilares determinados pelo Dendotyo como diretrizes do período de três anos, mil dias rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama: a formação de recursos humanos e o aprimoramento do conteúdo da igreja.

Em abril, houve as atividades da Associação Infantojuvenil, através do Ensaio do Serviço Sagrado e o Concurso das Bandas de Koteki. Na saudação da cerimônia mensal, o Primaz solicitou a dedicação de todos na criação e formação das crianças, mas tomando o devido cuidado para não desviar do ensinamento.

Maio foi o mês de realização do Hinokishin Geral em todas as regionais. No Dendotyo, houve a atividade HARP, coordenada pela Comissão dos Encarregados dos Estudantes, recebendo a presença do diretor da Comissão dos Encarregados dos Estudantes da Sede, reverendo Masao Koda. E, na saudação da cerimônia mensal, o Primaz citou um trecho da mensagem do Shimbashira, proferida no Regresso dos Estudantes a Jiba, da primavera: “No nosso dia a dia, mesmo quando não nos sentimos animados por conta dos ‘nós’ que surgem, temos que agradecer, levando em consideração a gratidão pelas providências que recebemos de Deus-Parens e Oyassama, seja realizando o Serviço Sagrado nas igrejas, seja empenhando-nos no hinokishin. Isto é, temos que praticar, de forma obediente, os ensinamentos que estão ao nosso alcance, pois é esta sinceridade que será aceita pela Oyassama.”

Em junho, no Dendotyo, houve o Encontro de Incentivo à Salvação para Condutores, Condutoras e Cônjuges, com o intuito de incentivar e promover a prática da divulgação e salvação em todas as igrejas. 

O mês de julho iniciou-se com a realização do 126º Seminário de Formação Espiritual e a 60ª Caravana de Missionamento da Associação dos Moços, na cidade de São Carlos/SP. Ainda, foi realizada a 69ª Assembleia Geral comemorativa dos 70 anos de fundação da Associação dos Moços e Associação Feminina do Brasil, recebendo a presença do presidente mundial da Associação dos Moços, reverendo Daisuke Nakayama. Reverendo Nakayama nos incentivou a dedicar com sinceridade na divulgação e na salvação; os resultados serão aceitos por Deus-Parens e Oyassama, sem qualquer dúvida. Ainda, o Primaz, na saudação da cerimônia mensal, expressou: “Estamos no período da atividade decenária rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama e encerramos exatamente a primeira metade do período delimitado de três anos, mil dias. Se exemplificarmos essa nossa jornada rumo aos 140 anos como sendo uma viagem com um barco a vela, a assembleia comemorativa de ontem e a cerimônia mensal de hoje são como o maravilhoso vento que sopra fortemente a favor, justamente faltando metade dessa longa viagem.”

No mês de agosto, houve o Curso de Formação de Líderes da Associação Infantojuvenil.

Em setembro, o Dendotyo recebeu a visita do reverendo Masanao Nakayama, Chefe da Divisão de Tradução do Departamento de Missões Exteriores da Sede e, ainda, a Comissão de Encarregados dos Estudantes promoveu o 6º Curso Estudantil de Três Dias e, a Associação Feminina, o Curso de Diretoras das Igrejas. Setembro também foi o mês de ênfase à divulgação realizado pelas igrejas e o Dia da Divulgação Geral, promovido pelas regionais.

E outubro, tivemos a Assembleia Geral da Associação dos Fiéis e a Grande Cerimônia.

E, em novembro, foram realizados o Encontro das Senhoras de Casas de Divulgação e o Curso para Encarregados do Curso Estudantil. Na saudação da cerimônia mensal, o Primaz falou sobre a saudação do Shimbashira na Grande Cerimônia de outubro da Sede: “Após comentar sobre os desastres naturais que ocorreram na península de Noto, o Shimbashira disse que, provavelmente, os nossos esforços voltados à atividade decenária não estão sendo suficientes para atender a expectativa divina. Ainda, afirmou que, (...) muitos outros Yoboku precisam concentrar as suas atenções no decenário e, se não dermos continuidade aos cuidados com essas pessoas, não conseguiremos contentar e tranquilizar a Oyassama eternamente viva.”

Através das palavras do Primaz e do Shimbashira, com a união espiritual de todos vamos nos animar nas atividades do próximo ano. Muito obrigado pela atenção. 

*é diretor da Sede Missionária e 

condutor da Igreja Shimpaku