628 2023.Out_Editorial

semear a semente adequada

Sergio Tadashi Ota

Iniciamos o primeiro ano de atividades da época oportuna dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Todos os yoboku e seguidores já devem estar cientes do conteúdo da Instrução 4 e, no dia a dia, colocando em prática a respectiva determinação espiritual. 

Ainda, as igrejas superioras enviaram os mestres para a realização da visita doutrinária do decenário e, unindo os passos em harmonia espiritual, todos estão se dedicando animados em seguir a vida-modelo de Oyassama.

Em meio a esse movimento rumo ao decenário, a Sede da Igreja, através da Comissão de Salvação, estabeleceu a realização do “Dia de Atividade de Todos os Yoboku”, em todas as regionais. Esta atividade será realizada 5 vezes até o decenário e, este ano, será no próximo dia 29 de outubro (domingo). 

O objetivo dessa atividade está em incentivar e estimular todos os yoboku e seguidores que vivem em uma mesma localidade (regional), manterem-se sempre firmes na prática dos ensinamentos e, também, poderem trabalhar animados na concretização das determinações espirituais individuais e da respectiva igreja, durante o período dos três anos, mil dias.

O significado da celebração do decenário de Oyassama não é igual à celebração que fazemos em homenagem aos nossos antepassados. Está relacionada à razão de Oyassama eternamente viva que, mesmo após ocultar o seu corpo físico, devido ao seu amor maternal, continua trabalhando pela salvação e, também, na condução de todos os seus queridos filhos para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.

Como temos na Instrução, esse é um período em que devemos concentrar os nossos esforços na realização do próprio crescimento e amadurecimento espiritual e, para isso, foi ensinado que devemos tomar como conduta básica, a prática da vida-modelo. Se conseguirmos fazer a evolução espiritual, significa que pudemos nos aproximar um pouco mais da intenção divina. Esse é o propósito dessa época oportuna.

Deus-Parens ensinou o seguinte através da Indicação Divina do dia 21 de maio de 1907:

“Peço a todos para realizarem sem atrasar a época. Não devem atrasar. Se atrasar a época, não se pode realizar.”

Está sendo ensinado que, semeando uma semente adequada para a época, pode-se obter uma grande colheita. Mas, ao inverso, se tivermos suposições erradas, ficarmos acomodados e atrasarmos na semeadura, não poderemos ver e sentir a alegria da frutificação e da farta colheita.

Através deste Jornal Tenri, usando essa edição de outubro, onde consta mais detalhes sobre o “Dia de Atividade de Todos os Yoboku”, deixo aqui a solicitação para que o utilizem como um meio para explicar e convidar os yoboku e seguidores mais próximos a participarem dessa atividade.


*é diretor da Sede Missionária e condutor da Igreja São Paulo