631 2024.jan doutrina

Hinokishin, conduta de vida

Adalberto Akira Ohma

Podemos relacionar o Hinokishin com nossa Conduta de Vida?

Hinokishin é um termo em japonês que só é usado na Tenrikyo. Hi, significa dia; No, é preposição de ligamento; e kishin, dedicação, contribuição. Ou seja, podemos traduzir como “Dedicação ou contribuição diária”.

Em termos do significado da palavra, já podemos dizer que Hinokishin trata-se de conduta diária.

Contudo, a Conduta de Vida está ligada à forma de ver e encarar a vida em sociedade. São os nossos valores, a identidade cultural, ética e, sobretudo a nossa identidade espiritual.

Como o Hinokishin pode ajudar na construção disso tudo?

Nos ensinamentos, temos diversos trechos que indicam e nos ensinam sobre o Hinokishin. Trarei minhas conclusões e pontos de vista sobre o assunto em apenas quatro abordagens dos Hinos Sagrados.

Os três primeiros estão no Hino XI.

“Ao hinokishin, esquecendo a ambição, isto se torna o primeiro fertilizante.”           (HS XI-4)

No dia a dia estamos muito concentrados nas realizações de nossas obrigações cotidianas, como trabalho, afazeres domésticos... ou seja, tudo relacionado à nossa sobrevivência, nossas conquistas. Quando esquecemos um pouco tudo isso e passamos a pensar no próximo, isso é o começo de uma transformação dos nossos corações.

“Marido e mulher juntos no Hinokishin. Isto é a primeira semente das coisas.”     (HS XI-2)

Quando nascemos dentro de uma família da Tenrikyo crescemos com essa conduta diária, mesmo não entendendo, quando crianças e jovens. Mas crescemos com essa semente plantada pelos nossos pais. Diferentemente se conhecemos o Caminho posteriormente. Assim, seremos nós a semente de uma conduta de hinokishin dentro de nossas casas.

“Ao observar, vejo o mundo gradativamente no Hinokishin, portanto a padiola no ombro.” 

(HS XI-3)

Padiola era um instrumento de transporte de terra formado por uma espécie de sacola pendurada a uma haste de madeira que se apoiava no ombro. Essa é uma figura de linguagem demonstrando que, pouco a pouco, as pessoas no mundo inteiro se voltarão à prática espontânea do Hinokishin levados pelos exemplos de todos nós do Caminho. A prática do Hinokishin em público tem o poder de engajamento dos próximos. Principalmente se temos as sementes plantadas pelos nossos pais (biológicos e espirituais) e os fertilizantes certos da sinceridade de nossos espíritos do BEM.

Por último, o verso primeiro do Hino VII:

“Dizer uma palavra é Hinokishin. Apenas deixa-se espargida a fragrância.”      (HS VII-1)

Este verso demonstra a importância de nossa conduta diária. Uma conduta de empatia e de amor ao próximo; uma conduta que começa em nossas casas, com nossa família, e se estende para o nosso local de trabalho, nossa vizinhança. No transporte público, no trânsito, em todo lugar, a todo momento são ações simples, como um simples cumprimento associado a um sorriso. 

Já se passou um terço do período oportuno dos três anos, mil dias para Decenário de Ocultamento Físico de Oyassama. Nos restam dois anos.

Na Instrução 4, o Primaz Mundial reforça a importância da nossa evolução espiritual “(...) elevando a consciência como instrumento de Oyassama”. Além disso, exalta: “O período de três anos, mil dias é o tempo de praticar o ensinamento e de trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.”

Hinokishin é uma prática do ensinamento que fazemos em expressão a nossa gratidão por todas as Graças recebidas. Ao mesmo tempo, pratica-se para que possamos sentir gratidão pelo momento. Fazemos para o próximo e pelo próximo, sem qualquer intenção de recompensa, por menor que seja. Representa muito mais o seu sentimento do que a ação em si: a ação é a expressão da sinceridade de seu espírito.

O espírito de Hinokishin pode ser a transformação de nossa conduta diária. Por isso a importância que cada um descubra sua própria identidade espiritual usando como princípio os ensinamentos de Oyassama, transformando gradativamente a Conduta de Vida.

(Adalberto Akira Ohama, condutor da Igreja Fortaleza Tyuo)