626 ago 2023_Capa

conduzir e ser conduzido

Ao irmos à igreja, podemos receber orientações do condutor sobre a forma mais adequada de agirmos; são palavras sábias e corretas que tocam o coração, com o nosso consentimento. No entanto, ao voltarmos ao lar, estas palavras podem se esvaecer da memória, sem que a ação ocorra efetivamente.

Ouvir uma instrução e a colocá-la em prática torna-se uma boa semente plantada. E a sua prática constante transforma-se no adubo que a fortalece e faz surgir resultados maravilhosos. É o ato de conduzir no caminho.

Nos “Episódios da Vida de Oyassama”, há um fato ocorrido em 1875, no qual Eijiro Enomoto, da província de Fukui, percorria por Saikoku em busca da cura para a loucura manifestada em sua filha, Kiyo. Ao chegar na oitava localidade, ouviu falar da existência da deusa-viva da Vila de Shoyashiki. Eijiro dirigiu-se imediatamente e chegando à Residência, foi levado à presença de Oyassama:

“Não é preciso, não é preciso preocupar-se. Volte depressa porque surgiu algo grave na sua casa. Quando voltar, deve visitar casa por casa em sua vila e salvar 42 pessoas. Deve percorrer orando fervorosamente a Deus, proferindo Namu Tenri-Ô-no-Mikoto ajuntando as palmas das mãos. Salvando os outros é que salva a si mesmo.”

Voltando, sua filha estava com uma forte crise de loucura. Ele juntou as palmas das mãos e orou “Namu Tenri-Ô-no-Mikoto”. Inacreditavelmente, ela foi se acalmando. E, obedecendo as orientações de Oyassama, Eijiro passou por várias casas, orou pela cura de enfermos. Quando atingiu o número de 42 pessoas, sua filha teve a graça da completa cura. 

É ensinado  que podemos encontrar a verdadeira salvação quando voltamos os olhos ao próximo e, não sabendo por onde começar, Deus-Parens nos orienta e encaminha. O ponto de partida é o Serviço Sagrado. A frequência à igreja e locais de oração se constituem nos meios fundamentais de salvação.

O Shimbashira (primaz mundial), na Instrução 4, nos incentiva a praticar a salvação do próximo:

“Ao caminhar totalmente dedicado à sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado. Sentindo a importância de Jiba e correspondendo totalmente à intenção de Deus-Parens, com certeza, chegará o dia em que ficaremos convencidos de tudo isso. A vida-modelo de cinquenta anos é, realmente, o único caminho para avançar à vida plena de alegria e felicidade. (...)  Com base na consciência de que todas as pessoas do mundo são irmãos, o que se busca agora é o modo de viver da vida plena de alegria e felicidade em que as pessoas se respeitam e se salvam umas às outras.”

Portanto, existem as condições de conduzir e ser conduzido. Refletindo sobre o ensinamento e ouvindo atentamente as palavras proferidas pelos mestres espirituais, ajustamos a nossa conduta de pensar e de agir no cotidiano, e quanto mais próximo trouxermos estes princípios à nossa realidade, mais rápido alcançaremos a graça de desfrutar a vida plena de alegria e felicidade.