630 2023.dez_Doutrina

entre o bem e o mal

Kazuyoshi Sakaguchi

No capítulo 3 da Doutrina de Tenrikyo, temos:

Tsukihi ou Deus-Parens (...) teve a ideia de criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, plenos de júbilo (...) Na verdade, Deus-Parens não somente criou o homem e o mundo, mas também sempre zelou pela sua evolução e cuidou da sua instrução sempre no devido tempo conforme o grau de sua maturidade em virtude do ilimitado amor parental. O atual grau de evolução da humanidade e de seu desenvolvimento cultural devem-se inteiramente à carinhosa e ardente proteção de Deus-Parens.”

Então, nós, seguidores de Oyassama, não precisamos desconfiar das providências divinas na criação dos seres humanos. Independentemente de ser verdadeira ou falsa, de ser correta ou errada, ou de ser bem ou mal, podemos entender que todas as culturas que existem no mundo, mesmo as outras religiões, surgiram graças ao Amor Parental. E, em todos os sentidos, falando física, mental e espiritualmente, somos frutos deste Amor Parental. Então, até a noção dos seres humanos sobre o ‘bem e mal’ foi instruída pelo Deus criador, apesar de nossas percepções e compreensões serem muito imaturas e superficiais. 

Podemos imaginar facilmente o motivo de Deus ter ensinado a noção do ‘bem e mal’. Creio que todos concordem que isso seja por amor. Mas, como foi que Deus criou e ensinou esta noção para os seres humanos? Fui pesquisar no “Grande Dicionário da Tenrikyo”sobre “o bem e o mal”.

 Traduzindo o conceito do ‘bem e mal’ (Zen Aku) do dicionário, resumidamente diz o seguinte:

“Em geral, o bem é algo que está de acordo com um determinado princípio ou lei, e o mal é o oposto disso. Os padrões desses princípios ou leis variam conforme a época, bem como as diferenças culturais e sociais. Nos textos originais da Tenrikyo, observam-se duas expressões para ‘Zen Aku’ e ‘Yoki (koto) e Ashiki (koto)’. Traduzindo as duas expressões, seriam ‘o bem e o mal’ e ‘coisas boas e coisas ruins’.  A conformidade ou não com a vontade de Deus-Parens é o padrão supremo. Em particular, “Ashiki” (males) é um conceito importante que aparece uma vez em cada uma das três primeiras partes dos Hinos Sagrados: 

Limpando os males, salvai-nos, Tenri-Ô-no- Mikoto.                   (HS I)

Uma palavra! Escutem o que Deus diz, pois não lhes digo nada que seja mal.    (HS II)

Limpando os males, apressamos a salvação.Tendo purificado todos igualmente, Kanrodai.

(HS III)”

Eu creio que a liberdade de usos espirituais pode nos aumentar a capacidade e a habilidade intelectual, mas sem a limpeza dos males no espírito, não podemos ter a maturação ou a evolução espiritual. E para que possamos detectar isso é que Deus nos ensinou as “8 poeiras espirituais” e “mentira e lisonja”. Vamos imaginar como pode ter surgido a noção do ‘bem e mal’. 

Por exemplo, você está vivendo sozinho em uma ilha e, um dia, encontra uma macieira, com cinco maçãs. Sozinho  você comeu todas as cinco maçãs. Você usou seu instinto de sobrevivência e comeu as maçãs. Nesta história, não existe a noção do bem e nem do mal. Ninguém julgaria você com uma pessoa má. 

Mas, se existisse alguém além de você nesta ilha; a história seria diferente. Você convive com outras quatro pessoas e, mesmo assim, come todas as cinco maçãs, sem pensar no próximo. Isso já seria egoísmo ou maldade. Se dividisse com os outros, a sua ação seria do ‘bem’, mas se não dividisse, sua ação seria do ‘mal’. Então, a noção do ‘bem e mal’ só pode surgir quando se convive com alguém. 

 Conforme a história da Razão da Origem, Izanami-no-Mikoto deu à luz a 900.099.999 filhos na primeira geração. A Razão da Origem indica  a convivência de inúmeras pessoas desde a primeira geração. Desde o princípio, Deus já planejava a convivência conjunta de inúmeras pessoas. E a instrução do ‘bem e mal’ faz com que os homens consigam detectar os males e limpá-los para que possam evoluir espiritualmente.

Embora este mundo viva animado, não há quem conheça a origem.         (ED III-92)

Se conhecerem detalhadamente esta origem,
não surgirá nenhum caso de doença.    (ED III-93)

Vendo isto, seja quem for, convençam-se, pois mostrarei distinguindo entre o bem e o mal. 

(ED V-6)

Observando todas as pessoas individualmente, Tsukihi fará a distinção entre o bem e o mal. 

(ED VIII-52)

Nós, seres humanos, somos capazes de atingir a verdadeira felicidade conhecendo a origem de todas as coisas, e distinguindo o bem e o mal. 

(Kazuyoshi Sakaguchi)