625. Jul 2023_Capa

a verdade de deus-parens

trecho do livro: Coisa emprestada e tomada emprestada, de Norio Tanabe, tradução livre


É surpreendente a evolução da ciência nas últimas décadas, inclusive no campo da medicina. À medida que vem sendo esclarecida a estrutura e o mecanismo do corpo humano, podemos compreender que ele funciona com um engenhoso sistema que ultrapassa o nosso conhecimento.

A rede de TV NHK, do Japão, apresentou uma série intitulada: “O espantoso mini-universo - o corpo humano.”  Segundo esse programa, na Galáxia à qual o planeta Terra pertence, existem 200 bilhões de estrelas e o corpo de um ser humano está estruturado com o número de células 300 vezes maior, ou seja, 60 trilhões, sem qualquer exagero de expressão. 

Vejamos a seguir, algumas maravilhas do corpo humano:

- No ventre materno, o óvulo, encontrando-se com o espermatozoide, torna-se um óvulo fecundado que, repetindo a cisão e ramificação, forma um ser humano completo.

- O bebê evolui tanto física como espiritualmente, envolvido pelo amor e cuidado dos pais.

- Passando a idade dos 20 anos, cessa-se o crescimento e, por mais algumas décadas, continua-se a viver, mantendo a mesma forma física.

- O corpo vai envelhecendo gradativamente até que chegue a sua morte.

Por que o ser humano possui um corpo tão maravilhoso e com que objetivo está levando a vida?

Infelizmente, a ciência e a medicina, que têm evoluído espantosamente, não conseguem responder a estas questões.

A ciência esclarece a formação, o mecanismo e o funcionamento das coisas; desenvolve várias técnicas que beneficia o homem, mas a forma de utilizar essa evolução está entregue à consciência de cada pessoa. Por exemplo, a energia nuclear, se bem utilizada, será a fonte da energia para ativar as máquinas, mas se utilizada na guerra, poderá levar à extinção a humanidade. Não está no mérito da discussão se a ciência está certa ou errada por ter desenvolvido a energia nuclear.

A medicina desenvolve a técnica para o tratamento da saúde das pessoas, combatendo as doenças e, atualmente, muitos recebem cuidados médicos visando prolongar a vida. Porém, os médicos não podem responder sobre doenças incuráveis e nem sobre o significado da vida daqueles que fazem tratamento para prolongar a vida.

O valor das coisas, sobretudo da vida humana e seu significado, poderia ser explicado pela religião ou pela filosofia, mas, hoje, ao se vislumbrar as vertiginosas descobertas científicas, as pessoas tendem a pensar que as religiões antigas e tradicionais ou as filosofias não podem responder adequadamente estas questões. Isto seria, talvez, a causa de as pessoas perderem o sentido de valor das coisas e se afastarem da religião.

Por exemplo, nas religiões antigas e tradicionais, não existe uma explicação detalhada sobre o significado do corpo humano.  Pelo contrário, há a tendência de até menosprezar, considerando que o corpo é uma morada da ganância que conduz o ser humano ao inferno. Um certo monge budista de Zen disse até que o seu corpo é uma bolsa de excrementos. Ou seja, nos ensinamentos anteriores, até Deus-Parens revelar a verdade deste mundo, tomando Oyassama como seu sacrário, faltava explicar a respeito do corpo humano detalhadamente.

Na doutrina de Tenrikyo, há o ensinamento do corpo humano: “a razão da coisa emprestada e tomada emprestada”, esclarecida diretamente por Deus-Parens, e que não é encontrada em qualquer outra doutrina. A razão ‘da coisa emprestada e tomada emprestada’ é um dos ensinamentos-base da Tenrikyo e extremamente importante para levarmos a vida cotidiana com satisfação e alegria.