636 2024.jun_bem-estar

junho vermelho

Tadashi Nakahara

Junho é o mês dedicado a fortalecer a Campanha de Doação de Sangue, tendo o 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em consonância com o movimento mundial, o Espaço Saúde Tasukeai também vem incentivar essa ação solidária e que tem uma ligação profunda com os ensinamentos.

Mesmo sendo uma prática bastante conhecida, a doação de sangue ainda não é tão habitual para muitas pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular. A necessidade de sangue seguro é universal, e o suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.

A conscientização do “Junho Vermelho” torna-se necessária e para nós, seguidores do Caminho, nos faz refletir sobre a Doutrina. 

Uma das bases do ensinamento é a razão da “coisa emprestada, tomada emprestada”, isto é, o corpo é coisa emprestada por Deus-Parens, tomado emprestado por cada um de nós. 

Os corpos humanos são todas coisas emprestadas por Deus. Com que pensamento estão usando? 

(ED III - 41)

Como podemos observar neste verso, é importante usar o corpo sabendo que é algo emprestado, mas, mais que isto, o importante é como o utilizamos. 

Na Escritura Divina, temos:

Reflitam do íntimo do coração para entenderem.Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.

(ED III - 47)

E, para reforçar esse verso. temos a explicação desse trecho na Instrução 4. 

“(Oyassama) Ensinou que, ao caminhar totalmente dedicado à sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado.”

Acredito que a doação de sangue é uma grande oportunidade de mudar o nosso espírito para o de querer salvar o próximo, além de ser uma ação totalmente segura. Leva no máximo 40 minutos e o volume coletado não ultrapassa 10 a 15% da quantidade de sangue que o doador possui. Ele é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação. 

Ou seja, não há nenhum prejuízo à saúde e pode salvar até quatro vidas.

Para doar é necessário alguns requisitos:

- Ter entre 16 e 69 anos(*)

- Estar saudável

- Pesar no mínimo 50 kg

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

- Apresentar documento de identificação com foto

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem, com intervalo mínimo de 2 meses, e de três doações de sangue anuais para as mulheres, com intervalo mínimo de três meses.

Há várias formas de ajudar o próximo, assim como há pessoas que não tenham como realizar a doação de sangue por inúmeros motivos. Mas é importante que quem tem a possibilidade de doar doe, e quem não pode, incentive. 

O mês de junho é o mês de incentivo à doação de sangue e para nós, seguidores do Caminho, uma oportunidade de reforçar a prática dos ensinamentos de querer salvar o próximo. Bora doar sangue!

(*) Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal. 

Tadashi Nakahara,Yoboku da Igreja Saikai Brasil, enfermeiro e colaborador do Tasukeai