643 2025.jan_Capa
Feliz Ano-Novo
Alice Masako Uchiyama
Feliz Ano-Novo do ano 188 da Revelação Divina (2025)! Iniciamos a última etapa do período oportuno dos três anos, mil dias rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, que será celebrado no dia 26 de janeiro de 2026.
No primeiro ano dos três anos, ficamos sem saber bem o que e como realizar as atividades visando o decenário de Oyassama. No ano que passou, 2024, fomos mais ativos. Movimentamo-nos muito mais. Tivemos alegrias e também recebemos muitas orientações, algumas difíceis de aceitar e transpor. No entanto, mesmo diante das mais graves orientações circunstanciais ou de saúde, nessa época oportuna, Deus-Parens nos aponta o rumo a seguir através dos ensinamentos da vida-modelo de Oyassama.
Na 106ª Assembléia Geral da Associação Feminina, na Terra Parental, o Shimbashira (primaz mundial) nos instruiu, dizendo: “Se Deus-Parens nos orienta a trilhar o caminho da vida-modelo, então, consigamos ou não, o que devemos fazer, primeiramente, é ter no espírito o desejo de trilhar esse caminho de qualquer maneira.”
Diante das mais variadas ocorrências, precisamos determinar o espírito de ‘satisfação sincera’ (tanno), não se deixar esmorecer e praticar o ensinamento a partir do que está ao nosso alcance. O resultado não é imediato. Mas, à medida que aprimoramos o espírito através da prática, o coração vai se purificando e ficando mais límpido. Com isso, é possível vislumbrar e apreciar a vida plena de alegria e felicidade.
“Dia a dia, purificando e compreendendo o íntimo dos corações, começará a avistar conforme a evolução.” (ED VI-15)
“Quando este caminho for certamente visto, depois vivam seguramente com prazer.”
(ED VI-16)
Com essas palavras no coração, sigamos firmemente o Caminho no dia a dia, pois a prática da fé tem o poder dinâmico de transformar os fatos. Nada é estático; o porvir será sempre melhor!
E agora, para novo ano de 2025, podemos começar olhando a extensa programação de atividades da Sede Missionária. A cada mês, há uma série de atividades sendo organizada. Cada um poderá verificar onde e como atuar, dentro da sua faixa etária, posição e função. E há convites que não podem ser prorrogados, justamente pela idade do público ou especificamente pelo evento. Às vezes, deixamos passar a época tão importante para o aprimoramento espiritual apenas por adiarmos o convite.
Como convidar pessoas para conhecerem a doutrina? Como espargir a palavra divina? Como convidar para realizar um hinokishin? E depois, como fazer a condução?
É nossa missão. É uma tarefa que compete a cada um, de poder retribuir a alegria da fé.
Desejo que este ano seja bastante promissor para todos, atuando firme e consistentemente na salvação do próximo e no espargimento do ensinamento às pessoas que desconhecem este Caminho da intenção de Deus-Parens.
(Alice Masako Uchiyama)