645 2025.mar

Capa

Sempre, espírito animado

Yoshinori Oka

Em 27 de outubro de 1864, ocorreu o primeiro nó do Santuário Xintoísta de Oyamato. Desde que Oyassama iniciara o caminho da salvação, gradualmente, foram surgindo alguns devotos e a situação na Residência estava cada vez melhor e as pessoas mais animadas. No dia 26 de outubro, depois de celebrarem a data da revelação divina, um grupo decidiu ir à casa de Tyushiti Yamanaka no dia seguinte. Oyassama lhes aconselhou: “Podem ir. Mas, no caminho, façam reverência ao passar em frente dos santuários.” No trajeto, pararam diante do santuário xintoísta de Oyamato e começaram a entoar em altas vozes “Namu, Tenri-Ô-no-Mikoto, Namu, Tenri-Ô-no-Mikoto”, acompanhado dos instrumentos hyoshigui (ritmadeira) e taiko (bombo). Isso causou uma grande ira nos sacerdotes do templo, que confiscaram o bombo e as pessoas envolvidas ficaram detidas por três dias até que a situação fosse resolvida. O boato do ocorrido logo se espalhou pelas aldeias próximas e houve alguns iniciantes da fé que se afastassem do Caminho.

Sobre o ocorrido, Kokan murmurou: “Não deviam ter ido.”, mas, Oyassama repreendeu-a severamente: “Não deve dizer qualquer palavra de insatisfação, pois será a base da explanação para o futuro.” 

Esse nó nos ensina, entre outras coisas, que a intenção divina está, muitas vezes, além da compreensão humana. Oyassama percebera, naquele momento, algum detalhe imperceptível ao espírito humano e esse nó foi a forma de orientar os seguidores a reformarem o espírito ainda mais.

O Hino Yorozuyo contém oito versos e, nos dois últimos versos, aparece a palavra animar:

“Se Deus se revela e explica tudo em detalhes, todas as pessoas do mundo se animarão.”

“Por apressar a salvação de todos igualmente, começo a animar também o espírito de todas as pessoas.” (HS. Yorozuyo: versos 7 e 8)

Aqui, possui o sentido de entusiasmo, vivacidade. Dentro da Dança das Mãos, o movimento de “issami”, que significa animar, também é um dos mais usados. A presença frequente da palavra “animar” enfatiza a sua importância. Significa que, para o seguidor, mesmo que ainda não compreenda a situação, o ânimo espiritual é fundamental. Esse ânimo não significa rir em voz alta ou ficar pulando de euforia. Seria uma condição cheia de disposição na mente e no coração, independente da situação difícil que esteja passando, uma doença grave ou problema circunstancial. Esse ânimo surge da convicção de que Oyassama está sempre guiando e protegendo, transformando os grandes infortúnios em pequenos e os pequenos infortúnios em nenhum. Também, que está sempre orientando a todos para a vida plena de alegria.

Voltando ao nó do templo xintoísta, no começo do ano seguinte, 1865, a construção do Local do Serviço foi concluída, principalmente, graças ao esforço do mestre Izo Iburi, com Oyassama dizendo ainda que: “Esta obra está prevista para 30 anos.”. Depois disso, o Caminho se espalhou para todos os cantos do Japão e, posteriormente, para muitas localidades pelo mundo todo. E tudo começou unicamente de Oyassama, junto com um pequeno grupo de seguidores que entendiam quase nada, mas que estavam cheios de convicção e ânimo no espírito.

(Yoshinori Oka)