642 2024.dez_editorial
sempre é tempo de evoluir
Eduardo Y Otake
Estamos muito próximos de encerrar o ano de 2024 e iniciar o ano de 2025. E, aqui, a principal questão está no tempo: a proximidade do final de um período e o início de um novo. Para tanto, nós passamos por uma série de ciclos diários, ou seja, o ciclo do dia para a noite e o início de um novo dia, para podermos chegar ao dia de hoje.
Mas existe uma diferença entre o tempo de uma virada de ano e o tempo dos ciclos diários, não obstante pareça simplória para muitos.
O calendário é um sistema formal definido para contabilizar os dias, meses, anos, décadas, séculos etc., tudo convencionado, originalmente, por um sistema de tempo, de horas.
Entretanto, o conceito de tempo para Deus é de uma grandeza universal que está definida na razão da origem. O fogo, a água e o vento são providências divinas indispensáveis para a vida neste planeta. As mesmas providências: temperatura, umidade e vento são utilizados para definir o estado atmosférico de determinado local.
Assim, penso que, para Deus, o tempo tem atributos extensos e diversificados que representam sua própria intenção: a evolução da vida.
O ser humano foi criado e vem evoluindo físico e espiritualmente ao longo das gerações, através de milhares de retornamentos e renascimentos.
Através do Serviço Sagrado, buscamos a harmonia e a unidade. Essencialmente, oramos cantando e movimentando as mãos. Não oramos de forma apenas espiritual; devemos almejar a evolução para um ser humano almejado por Deus-Parens. E, neste ponto, temos o termo de vida determinado por Deus, vivendo sob a graça de suas providências. A razão do fogo, do ar e da água estão estampadas visivelmente nos sacrários dos três altares.
Por esta razão, penso que a principal prática seja a prática do aprimoramento do Serviço. Através da prática do Serviço, temos o tempo que é agora, é o momento de poder também praticar a retribuição das graças recebidas.
Logicamente, todo ser humano precisa ter um norte para viver: a determinação espiritual. A determinação espiritual é um modo de viver, dedicando esforços em adiantar a evolução almejada por Deus.
Nesta oportunidade, agradecemos de coração pelo imenso apoio de nossos leitores e colaboradores no decorrer deste ano que se finda. Buscando alinhar nossa conduta, desejamos retribuí-los com um jornal com conteúdo que os ajude no missionamento, na divulgação e na salvação.
*é editor-responsável deste Jornal e condutor da Igreja Bauru