636 2024.jun_leitura
rumo à evolução espiritual
Yoboku (Cap. XI)
A condição de quem salva as pessoas
Não é exagero dizer que ministrar o Sazuke significa mostrar a quem recebe a ministração a prova de que acredita firmemente em Deus-Parens. Através do Sazuke, as doenças serão curadas. Porém, não é o ser humano quem salva. Quem salva é Deus-Parens e Oyassama. O resultado é a alegria da pessoa que foi salva. Ainda, vendo essa imagem, a pessoa que ajudou na salvação pode sentir o dobro dessa alegria. Ou seja, é o caminho em direção à vida plena de alegria e felicidade ensinado pela Oyassama, em que ambas as pessoas sentem alegria. (142– 9º Encontro de Novos Condutores de Igreja)
A pessoa admirável (Cap. XII)
Como é a pessoa admirável
A pessoa admirável é, (...) falando de um modo geral, por exemplo, a pessoa que está na posição de condutor de igreja e pensa em como ser um condutor. Quem é pai ou mãe deve pensar em como ser um pai ou uma mãe. No caso das pessoas que trabalham, devem pensar conforme o respectivo trabalho; se é um feirante, deve pensar em como ser um feirante; se é uma doceria, em como ser uma doceria; se é um restaurante de sushi, em como ser um restaurante de sushi. Cada qual com a sua própria maneira de ser, de uma forma geral, a pessoa admirável é apontada e reconhecida pela sua imagem. Ou seja, se o fiel, convicto de sua fé, estiver sempre com o mesmo comportamento diante do que lhe for incumbido, qualquer pessoa perceberá essa imagem. Não seria essa a condição para ser reconhecido como uma pessoa admirável? (151 – Encontro de incentivo à vanguarda na Cerimônia Comemorativa de transferência do Centro Missionário, na Regional de Chiba)
Afinal, o que é ser uma pessoa admirável que acredita no ensinamento e se esforça no caminho da dedicação sincera à salvação? Penso que, na visão de qualquer pessoa da sociedade, é ser uma pessoa que se comporta acreditando no Caminho de Oyassama, sem distinguir os assuntos públicos e privados. E para nós, esse é um ponto importante. (140 – 58ª Cerimônia Comemorativa de Hokkaido)
Esforço do espírito/coração
Para se tornar uma pessoa admirável, não basta apenas ter conhecimentos e transmiti-los; é muito mais do que isso. Devemos nos esforçar em nos tornarmos pessoas dignas disto. Isso não é uma coisa muito fácil, mas é graças a esse incansável esforço que, dia a dia, a “razão da eficácia” se acumula, sendo aceita por Deus-Parens. Sem perceber, as pessoas irão dizer: “que pessoa admirável”. No mínimo, penso que, neste esforço do espírito, haja a semente para que sejamos reconhecidos como pessoas admiráveis. (140 – Encontro na Regional de Shimane nos 140 anos da Revelação Divina)
O espírito repleto de alegria
Por vivermos de relacionamentos interpessoais, é natural as coisas não serem conduzidas conforme o próprio desejo. Há momentos em que, mesmo agindo de boa vontade, o resultado é negativo, e, com isso, devemos observar que há também vários obstáculos e circunstâncias inesperadas a serem mostradas. Nesse instante, penso que, mesmo que não se recorde, esforçar-se em viver com o espírito repleto de alegria é o caminho para se tornar uma pessoa admirável. Se disser: “que alegria” a qualquer coisa que ouvir; ou “que gratificante” por tudo que ver, talvez as outras pessoas o chamem de “tolo” ou “idiota”. Entretanto, refletindo bem, ouvimos que a pessoa tola é a que mais contenta a Deus. E, por surpresa, se houver pessoas desse tipo à nossa volta, não seria fato para ficarmos mais tranquilos e, talvez até, mais alegres? A alegria de uma pessoa ilumina o seu redor e se espalha cada vez mais, construindo uma sociedade de vida plena de alegria e felicidade. Isso é o efeito do livre arbítrio do próprio espírito. Penso que é possível praticar a qualquer hora e local, sem necessitar da ajuda de alguém ou do uso de instrumentos. (143 – Cerimônia Comemorativa na Regional de Osaka e Conclusão do Novo Centro Missionário de Osaka)
O modo de vida de devoção única a Deus
Há a seguinte Indicação Divina:
“Aquela é realmente uma pessoa admirável. Tenha o espírito de ser uma pessoa admirável, e, se conduzir o caminho da devoção única a Deus, concederá em qualquer lugar as suas excelentes providências.”
(ID de 6 de maio de 1890)
Portanto, resumindo, empenhar-se na devoção única a Deus é o modo de pensar e de viver no cotidiano de uma pessoa admirável. Além disso, tenho a certeza de que, a partir dessa convicção, alegrando-se no dia a dia com a atitude de hinokishin, também fará com que as pessoas digam: “aquela pessoa é realmente um seguidor da Tenrikyo”. (146 – Encontro de Incentivo aos yoboku no Centenário de Oyassama na Igreja-Mor Honshiba)
Oyassama sempre nos ensinou que trilhar a vida-modelo como deve ser trilhada é a maneira de trilhar a devoção única a Deus. Nós devemos refletir novamente sobre esse amor parental, compreender o amor parental da vida-modelo, conhecer, convencer-se e colocá-lo em prática para que as pessoas possam admirar os seguidores do Caminho, dizendo: “eu também quero aprender a viver assim a qualquer custo”. Para isso, solicito primeiramente que as senhoras estabeleçam e assimilem isso no espírito. (148 – 67ª Assembleia Feminina da Tenrikyo)
(continua na próxima edição)