632 2024.fev Bem-estar

Primeiro, o Serviço

Yuka Sakai

Há 138 anos, no dia 1º de janeiro de 1887, Oyassama teve um mal-estar e se desequilibrou na saída do banho. Ao ser questionada, houve a seguinte resposta: 

“Isto é o sinal de que o mundo vai se mover.”

Nessa época, Shinnossuke tinha 21 anos; era o responsável legal da família Nakayama e o Shimbashira do Caminho. 

Relembrando a trajetória da vida-modelo de Oyassama, com a permissão do parto feliz, espalharam-se histórias de salvações maravilhosas e começaram a aparecer movimentos de oposição e ataques direcionados à Residência por parte de sacerdotes xintoístas, bonzos, monges montanheses e médicos. 

De 1866 a 1882, Oyassama ensinou o Serviço da Salvação como o caminho da salvação do mundo, revelando a razão da origem, assim como a intenção de Deus-Parens de fazer todos desfrutarem a vida plena de alegria e felicidade.

Era uma época de intensa instabilidade social, com o colapso do Xogunato de Tokugawa e a transição para a Era Meiji. 

Com a Restauração Meiji, os costumes e tradições do Japão foram influenciados pelo Xintoísmo; dizia-se que o imperador possuía a alma divina e que Jiba não era o local da criação original dos seres humanos.  Então, todos que pregavam o ensinamento de Oyassama estariam infringindo as leis. E como resultado, houve a intervenção da polícia, com a proibição de realizar o Serviço. 

Ao recordarmos o Caminho deixado pela Oyassama, é importante compreender o verdadeiro significado dos incômodos mostrados no corpo dela, que eram a expressão da pressa de Deus-Parens sobre a importância de executar o Serviço, que é a essência do Caminho da dedicação sincera à salvação. Através da realização do Serviço é que o mundo se transformará.

O diálogo entre a vontade de Deus, de desejar a execução do Serviço, e a preocupação humana, com receios pela opressão das autoridades, perdurou 49 dias: do dia 1° de janeiro (08/dez c.l.) ao dia 18 de fevereiro de 1887 (26/jan c.l.), que foram os últimos dias antes de Oyassama ocultar-se fisicamente.

As orientações recebidas nesses dias foram determinantes para que Shinnossuke demonstrasse sua inabalável fé e realizar o Serviço com determinação e convicção. E decidiram: “Que fiquem para executar o Serviço somente aqueles com o espírito decidido a suportar qualquer intervenção policial e disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo.” Era o dia 26 de janeiro de 1887 do calendário lunar. Assim, às 14 horas, após o termino do Serviço realizado ao redor do Kanrodai, Oyassama ocultou o seu corpo físico, abreviando em 25 anos o termo natural de vida.

O Serviço de Kagura ou da Salvação realizado em Jiba, ao redor do Pedestal do Néctar, Kanrodai, é a representação das providências de Deus-Parens por ocasião da criação do mundo e dos seres humanos. Quando desempenharmos o Serviço em unidade espiritual, harmonizados com os hinos e instrumentos musicais, surgirão, certamente, as providências divinas da criação, todos os sofrimentos físicos e aflições espirituais serão eliminados e este mundo se transformará gradualmente, quando Deus e os homens desfrutarão de uma vida de alegria. 

A partir do ocultamento físico de Oyassama, o dom do Sazuke passou a ser amplamente distribuído. No Sazuke está empenhada toda a vida de Oyassama. E todos nós, ao recebermos este dom, nos transformamos em instrumentos de Deus-Parens para a salvação mundial, para a construção e concretização da vida plena de alegria e felicidade, que é o desejo de Deus-Parens e de todas as pessoas do mundo.       (Yuka Sakai)