632 2024.fev
Meu cotidiano

ansiosa pela florada

Ana Yoshie Kimura

Meu nome é Ana Yoshie Kimura* e, por 37 anos, pude me dedicar à frente das atividades da igreja, como esposa do quarto condutor da Igreja Jussara.

Ao longo de quase quatro décadas, pude vivenciar o  crescimento material e, principalmente, espiritual dentro de nossa igreja. Como a grande maioria das igrejas do Brasil, os recursos para a manutenção das atividades e dos projetos são sempre escassos; com isso, sempre me motivei ao desenvolvimento de atividades para a arrecadação de recursos financeiros.  A cada época, tivemos que nos inovar para conseguir manter acesa a chama do progresso, seja fazendo artesanatos, comercializando alimentos ou fazendo massagem, sempre associando estas atividades com o missionamento.

Ao longo da minha vida, graças ao cotidiano na igreja, tive grandes experiências e pude viver grandes transformações. E cada degrau que galgávamos em nosso amadurecimento, Deus-Parens nos conduzia a novos desafios para que nunca deixássemos de evoluir. 

O nó mais profundo e doloroso que pude vivenciar, com certeza, foi o retornamento precoce do meu filho, Haruo, aos 29 anos, em 2019. Este fato nos deixou um vazio sem precedentes. Na oportunidade, com quase 60 anos de fé, cheguei a questionar a intenção de Deus-Parens e da Oyassama, ao levar um dos meus bens mais preciosos.  

Nessas condições, tive apenas duas opções para seguir a vida: passar os dias em lamúria e tristeza, recordando-me de sua partida ou, como escolhido, enxugar as lágrimas, honrar sua passagem em nossas vidas e fazer com que deste grande nó pudesse crescer um grande broto e, posteriormente, uma grande florada.  

Decidimos então que faríamos algo tão grandioso quanto o espírito do meu filho. Assim, com parte do dinheiro de condolências recebido no funeral, iniciamos as obras para a construção do novo alojamento para os fiéis da igreja. Iniciamos com menos de 10% dos recursos necessários para a obra e fui buscar alguma forma de colaborar na arrecadação dos recursos, além da inestimável contribuição mensal de todos os fiéis.

Assim, juntando a necessidade com a paixão pelas flores, iniciei a produção artesanal de vasos de cimento e isopor e, posteriormente, o cultivo e comercialização de plantas ornamentais. Ao buscar algo novo, com certeza, afastei-me de um caminho obscuro e isso me proporcionou momentos de muita alegria, ao ver as pessoas satisfeitas e felizes com os produtos que tinham minha essência e meu carinho, além do significado que carregava.

As obras foram concluídas com muito sucesso em agosto de 2023 e, a partir deste ano, pude sentir uma grande alegria ao ver dezenas de fiéis se hospedando pela primeira vez nos quartos confortáveis do alojamento. Tenho a certeza de que a alegria e o conforto de cada um alcançaram o meu filho. 

Por fim, neste ano teremos a honrosa visita do Rev. Daisuke Nakayama, presidente da Associação dos Moços da Sede da Igreja, em nossa igreja, trazendo-nos o seu amor parental. Tenho certeza de que esta visita será a coroação de uma grande florada após o cultivo do grande nó de nosso Caminho. Espero poder correspondê-lo à altura e continuar minha dedicação com alegria na busca incansável pela evolução espiritual rumo a vida plena de alegria
e felicidade.

*é também diretora da Associação Feminina da Sede Missionária