642 2024.DEZ_doutrina 2

avançando os passos

Tadashi Nakahara

Já estamos no último mês do ano de 2024. 

Nesta época, procuramos refletir sobre as nossas atitudes, objetivos pessoais, etc. Contudo, como seguidores do Caminho, é sempre importante refletirmos sobre o que os ensinamentos de Oyassama nos dizem. Para isso, temos os três textos originais que dão direção à Doutrina: a Escritura Divina (Ofudessaki), escrito diretamente pela Oyassama; os Hinos Sagrados (Mikagura-uta), os quais entoamos para a execução do Serviço Sagrado; e as Indicações Divinas (Ossashizu).

Esses três textos originais são a base para a prática do Caminho e, por isso, é essencial o nosso contato constante com esse conteúdo. 

Contudo, confesso que essas obras são de compreensão um pouco difícil. Assim, para simplificar o nosso entendimento, em 1949, foi publicado o livro “Doutrina de Tenrikyo”.

Em épocas oportunas, como os três anos, mil dias do decenário do ocultamento físico de Oyassama, temos a Instrução. A Instrução também tem como referência principal os textos originais, mas tem como objetivo unir o espírito de todos os seguidores do Caminho neste período peculiar. A Instrução é algo para facilitar a prática para alcançar a vida plena de alegria e felicidade.

E o que seria a “vida plena de alegria e felicidade” que tanto falamos?

No livro Doutrina de Tenrikyo, no capítulo X, temos:

“A vida plena de alegria e felicidade é o constante viver cheio de contentamento e prazer.

Tal vida se resulta quando o homem participa com os outros do mesmo prazer e do mesmo contentamento. Se todos estiverem com espírito animado, verão toda e qualquer graça, e todas as flores desabrocharão.”

E ainda, temos na continuação da redação a Indicação Divina de 11 de dezembro de 1897:

“Animando todos é que se diz alegria real. Se desfrutar o prazer individualmente fazendo sofrer as demais pessoas, não se poderá dizer alegria verdadeira.”

Ou seja, podemos observar aqui que a vida plena de alegria e felicidade não é algo que se alcança individualmente. Por ora, parece ser impossível de se alcançar. Mas aí, não faria sentido acreditar na fé, não é mesmo? Por isso, temos a Instrução para que avancemos um passo adiante em direção ao nosso longo objetivo.

Na Instrução 4, temos orientações concretas e de fácil compreensão para essa época oportuna, para darmos mais um passo em direção à vida plena de alegria e felicidade. Nesse artigo, podemos ver orientações concretas, como por exemplo:

“O yoboku, conduzindo-se voluntariamente à igreja, animando-se no dia a dia ao hinokishin, deve se empenhar na divulgação a partir das pessoas próximas, como da família e do local de trabalho. Para as pessoas que estão com problemas físicos e circunstanciais, vamos confortá-las de coração, solicitar a solução através do Serviço, ministrar o Sazuke nas pessoas que sofrem de doenças e transmitir-lhes que existe o verdadeiro caminho da salvação.” 

Em outras palavras, devemos ficar sempre atentos com as pessoas à nossa volta, para que sempre tenhamos o espírito de salvar o próximo, fazendo algo que esteja ao alcance de cada um.

Por fim, ao chegar o Ano-Novo, estaremos na reta final dos três anos, mil dias que antecedem os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. 

Eu, juntamente com todos os seguidores, desejo me esforçar nesse último período da época oportuna para contentar e tranquilizar a Oyassama eternamente viva, que nos aguarda ansiosamente na Terra Parental, Jiba.

(Tadashi Nakahara)