625. Jul 2023_Jiba

Iniciado pelo Shimbashira II, o tradicional plantio de arroz é realizado desde 1937, pela Sede da Igreja

plantio de mudas de arroz

Empenhando-se aos serviços agrícolas do plantio manual desde antigamente, aprecia-se o ensinamento. Assim, no dia 23 de junho, o tradicional “plantio de arroz” da Sede da Igreja foi realizado na sítio agrícola Somanouti do Departamento de Agricultura do Colégio Tenri.

No dia, na parte da manhã, a senhora Harue, reverendo Daisuke Nakayama e esposa entraram no arrozal e mais 160 pessoas, entre residentes da Sede da Igreja, professores do Colégio Tenri e alunos do departamento de agricultura, plantaram no arrozal de 1.500 m2, 15 mil mudas.

Este tradicional evento, iniciou-se pelo desejo do Shimbashira II, Shozen Nakayama, de querer compreender profundamente o conteúdo da doutrina explicado em metáforas de termos agrícolas, que se vê nos textos originais: “Escritura Divina”, “Hinos Sagrados” e outros. Desta forma, vem sendo realizado ininterruptamente desde 1937, quando o Shimbashira II fez o plantio do arroz acompanhado do Shimbashira III, Zenye Nakayama, que ainda era pequeno.

Atualmente, os preparativos do ‘plantio de arroz’ da Sede da Igreja têm sido realizado pelos alunos do departamento de agricultura. Ara-se o arrozal e enche-o de água. Ara-se novamente e ao término da retirada das ervas daninhas dos sulcos feito pelo arado, planta-se as mudas que servirão como padrão na ocasião do plantio do arroz. Na véspera do plantio do arroz, as raízes das mudas cultivadas no viveiro são lavadas para retirar a sujeira, para facilitar o plantio manual. Cada muda é solta cuidadosamente e são feitos maços de 130 mudas. Mesmo após o plantio do arroz, os alunos continuam a trabalhar, diligentemente, em tarefas como manejo da água e capina.

Este plantio é uma tradição do início de verão da Terra Parental, que vem sucedendo gerações, como local para estabelecer no espírito os ensinamentos através dos trabalhos agrícolas. Mudas cuidadosamente cultivadas trazem uma colheita abundante no outono, graças à proteção do fogo, água e vento.

(Tenri Jiho, de 5 de julho)


as melodias retornam

53º “Concerto do Curso de Cordas”

O ‘Concerto do Curso de Cordas’ foi realizado no Centro Cívico da Cidade de Tenri. Vinte e quatro alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, que frequentam o curso de cordas, e um ex- aluno que já concluiu o curso participaram do concerto.

Vestindo trajes lindos, os alunos ficaram no palco e experimentaram tocar clássicos como Mozart e Mendelssohn. Além do violino, os sons de vários outros instrumentos de cordas, como violoncelo e contrabaixo, ecoaram com uma riqueza de emoções.

60ª União Espiritual em Canto

A ‘União Espiritual em Canto’ chegou a sua 60ª edição. Um total de 429 músicos de 18 grupos, incluindo escolas da Tenrikyo, igrejas diretamente filiadas e circunscrições regionais, ressoaram em união espiritual, no Centro Cívico da Cidade de Tenri.

A apresentação terminou com um coro conjunto com os músicos e os 31 membros do Coral Especial Outa, que se apresentarão no Concerto de Canto de Osaka, agendada para junho do próximo ano. Todos eles cantaram a 5ª parte, Zonmei no Shugo, da 12ª Sinfonia de Canto Hinagata no Michi em união espiritual.

46º Gagaku em união espiritual

Um total de 87 pessoas de 6 grupos, incluindo as circunscrições regionais e o clube de Gagaku do Colégio Tenri, se apresentaram no ‘Gagaku em União Espiritual’, no Salão Youki.

O concerto foi aberto com a peça Senshugaku, executado pelo clube de Gagaku da circunscrição regional de Aichi, a Gagakuin Kai. Depois disso, cada grupo executou músicas e danças com tons elegantes. 

(Tenri Jiho, de 14 de junho)