626 2023.Ago

Bem-estar

proporcionando bem-estar

Hinokishin significa ‘Dedicar o dia’ - semear boas ações benéficas ao próximo, de forma voluntária, com alegria e gratidão pela proteção diária recebida.

“Ao observar, vejo o mundo gradativamente no hinokishin portando a padiola no ombro.” 

          (HS XI-3)

“O transporte de terra é algo extraordinário, se isto se tornar uma contribuição!”           (HS  XI-7)

No Espaço Tasukeai, fui acolhida com respeito e alegria. Encontrei um ambiente onde as pessoas se ajudam mutuamente, cada qual contribuindo com o melhor de suas habilidades.

Os atendimentos presenciais foram iniciados em abril de 2022 com alguns profissionais da saúde e duas colaboradoras na recepção. Fomos aprendendo a entender as necessidades e, juntas, construímos aos poucos a sua estrutura. 

Refletindo sobre os trechos dos Hinos Sagrados, acredito que, nesta nossa caminhada, conseguimos ordenar nossos passos e a respiração significando a nossa união de espíritos.

Hoje somos em 6 colaboradoras na recepção do Tasukeai, e sinto que praticamos o hinokishin com o mais sincero significado do “trabalho” que é realizá-lo sem vaidade e orgulho, dedicado de corpo e alma, de forma humilde e com a alegria da fé.

Nossas ações se iniciam com o planejamento da escala dos profissionais da saúde, limpeza, receber os fiéis que nos procuram, agendar as consultas, proporcionar um suporte aos profissionais da saúde na parte administrativa, de forma que o Espaço possa ter um agradável e tranquilo funcionamento.

Mas, também recebemos muitos ensinamentos ouvindo os relatos de vida em conversas com as pessoas. Praticar a ajuda mútua é uma das missões do Espaço Tasukeai que nos possibilita ajudar a quem nos procura e aprender com suas experiências.

Praticar o hinokishin como colaboradora do Espaço Tasukeai é uma oportunidade de agradecer por estar sendo vivificada diariamente. Este hinokishin é como no transporte de terra - pode ser feito por qualquer pessoa e de várias formas, bastando ter o espírito disposto.

“Não há algo tão penoso como as doenças. Doravante, eu farei também o hinokishin.”  (HS III-8)

Refletindo este trecho dos Hinos Sagrados, compreendo a proteção de Deus Parens quando somos agraciados com a saúde, em como podemos utilizar e movimentar o corpo livremente, ou mesmo, como podemos comer e apreciar, sem restrições, o sabor dos alimentos.

Pude entender melhor ao acompanhar as dificuldades de saúde da minha mãe nestes últimos anos e com as aflições que senti.

Penso que, ao realizar com boa vontade as ações de cuidados com a saúde dela, Deus-Parens aceitou este meu hinokishin como agradecimento pela proteção diária.

As aflições foram aliviadas através da ajuda e hinokishin de uma profissional da saúde (psicóloga) que mostrou como é importante a confiança e estar disposto a refletir.

Praticar o Hinokishin aquece o coração, movimenta o corpo, proporciona bem-estar a quem faz e recebe a ajuda, motiva a buscar uma melhoria pessoal, contagia quem está próximo, além da possibilidade de conhecer pessoas que iluminam nosso caminho e da descoberta de que somos capazes de desenvolver muitas ações.

(Carla Leiko Kawano Hara, Igreja Ribeirão)