644 2025.fev

meu cotidiano

nosso potencial a cada dia

Julia Shiraiwa

Eu sou Julia Shiroiwa, yoboku da Igreja Londrina e da 4ª geração de seguidores deste Ensinamento. Minha formação é em Psicologia e, no início da minha carreira, atuei na área clínica. Atualmente, trabalho em uma empresa privada na área de educação e que tem como missão buscar o potencial de cada pessoa e contribuir para a sociedade e a paz mundial. Essa é uma missão que consigo ver todos os dias no meu trabalho e que faz parte do meu propósito de vida também. Acredito que, quando nosso trabalho contribui para melhorar a vida das pessoas, conseguimos sentir mais alegria, satisfação e gratidão em nossa vida profissional. Por isso, sempre agradeço a Deus-Parens e Oyassama por ter encontrado este trabalho tão gratificante.

Ao longo de 34 anos nesta empresa, tive a oportunidade em atuar em várias áreas diferentes e conhecer muitos lugares no Brasil e no exterior. Acredito que trabalhar com pessoas diferentes ajuda a desenvolver nossa capacidade de relacionamento interpessoal e nos dá a chance de aprender com diferentes estilos de gestão. 

Atuamos no segmento de franquias e vejo o quanto este modelo de negócio oferece muitas opções para quem quer empreender e nem sempre tem experiência ou não sabe por onde começar. É um segmento que tem crescido muito nos últimos anos e há diversos formatos, com valores de investimento inicial mais acessível também.

Uma grande coincidência é que o fundador da nossa empresa foi professor na Escola Ginasial e no Colégio de Tenri, após a 2ª Guerra Mundial. Soube deste fato ao ler a sua biografia e senti uma grande emoção ao saber que, mesmo não sendo um seguidor desta fé, ele teve a experiência de morar e trabalhar em Tenri, na Terra Parental. 

Dentro do Caminho, em 2020, fui convidada para ser colaboradora do Espaço Saúde Tasukeai, da Sede Missionária, onde estou me dedicando desde a sua criação. Esta tem sido também uma atividade muito enriquecedora, pois, além dos atendimentos como psicóloga, junto com profissionais de diversas áreas, nos reunimos mensalmente para trocar ideias sobre as atividades mensais do Espaço com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos regressantes da Sede Missionária.

E, desde janeiro de 2021, comecei a colaborar também nas lives Tenri Cast por meio do convite do seu idealizador e produtor, o reverendo Katsumi Mizoguchi. Uma iniciativa que começou por causa da pandemia e que chegou à 50ª. Live no mês passado. Temos a oportunidade de conhecer muitas histórias de fiéis, refletir sobre os Ensinamentos em nossa vida e saber mais sobre as atividades da comunidade tenrikyana.

No livro Episódios da Vida de Oyassama, no episódio 197- Mãos que trabalham, ela nos mostra como deve ser a nossa atitude em relação ao trabalho.

“Se o mundo ajudar-se mutuamente, não haverá preocupação, nem perigo no futuro... Quando forem empregados, não pensem que as coisas sejam do patrão; trabalhem pensando ser uma coisa sua, indiferente de estar sendo observado ou não....Embora faça o mesmo serviço, por trabalhar sempre bem, pensando ser uma coisa própria, é que poderá se manter no emprego. Nunca lhe faltará trabalho. 

Mesmo os que vivem nesta Residência, se preocupam em fazer isto e mais aquilo, de dia ou de noite, por pensar que o serviço é seu. Fazendo como se fosse seu, tudo será seu. Por fazer pensando que aqui é a sua casa e que o serviço é seu, a casa será sua. Se agir com negligência será impossível permanecer como se fosse sua casa.”

Em qualquer trabalho, seja na  atividade profissional, voluntária ou na dedicação ao Caminho, devemos ter o sentimento de oferecer o melhor para o outro, aliviando os outros, conforme nos ensinou a Oyassama.