625. Jul 2023_Opinião I

mudando o coração

Adalberto Akira Ohama


O Ensinamento de Oyassama tem como objetivo a vida plena de alegria e felicidade, através da evolução espiritual de todos os seres humanos.

A Evolução Espiritual está baseada em três pilares:

Os ensinamentos de Oyassama;

A prática dos ensinamentos; e

A mudança e transformação dos nossos corações.

Os ensinamentos

São todos os ensinamentos de Oyassama: a Escritura Divina, Ofudessaki; as Indicações Divina, Ossashizu; os Hinos Sagrados, Mikagura-uta; os livros Doutrina de Tenrikyo, Vida de Oyassama e os Episódios da Vida de Oyassama; além de toda a bibliografia do Caminho. 

E, para a condução do ensinamento, temos ainda,  os cursos e seminários e as palestras dos mestres do Caminho. No Caminho, se pensarmos no ensinamento como um conhecimento inesgotável, conseguiremos compreender que o processo de espiritualização também é interminável e o ser humano sempre terá a opção de evoluir.

Práticas

Refere-se a vivenciar na prática todo o ensinamento do Caminho.

Um dos principais ensinamentos é o Serviço Sagrado. Oyassama transmitiu o Serviço como um instrumento de salvação, ou seja, executamos o Serviço em prol da salvação de toda a humanidade.

É possível vislumbrar a salvação da graça recebida, através do Serviço com finalidade específica, a exemplo do Serviço de Solicitação.

Mas, no dia a dia, o Serviço diário também salva? Por exemplo, podemos constatar a evolução da humanidade nos últimos 150 anos. Há pouco mais de 180 anos, os ensinamentos de Oyassama começaram a ser difundidos e, no mesmo período, o Serviço de salvação começou a ser executado.  Não é uma simples observação ou coincidência.

Ainda, temos a dedicação diária, Hinokishin, que é uma importante e efetiva prática  dos seguidores deste Caminho. É tudo aquilo que fazemos com o sentimento de gratidão por todas as providências divinas pelas quais somos agraciados.

A gratidão a Deus-Parens pelo corpo vivificado, na prática, leva ao Hinokishin em escala, que pode ser aquele trabalho onde as pessoas se juntam para realizar qualquer atividade de ajuda comunitária, beneficente ou evento.

Tudo, nos leva à prática da Divulgação. É algo que vai além de apenas levar pessoas à Igreja. Prefiro pensar na divulgação através do significado da palavra em japonês: Nioigake, espargimento da fragrância. 

A nossa conduta, a alegria dos hábitos espirituais estampados em nossos sorrisos, a forma como praticamos alegremente os ensinamentos, tornam-se fragrâncias espargidas e perpetuadas. Isso, por si só, atrairá as pessoas às quais poderemos difundir os ensinamentos com o intuito de torná-las pessoas  mais felizes e alegres.

Desta forma, chegamos à prática da Determinação Espiritual, que pode ser realizada, por exemplo, em gratidão a graças recebidas ou desejadas. Mas também, a determinação pode ser resultado de uma autorreflexão em que nos determinarmos às ações práticas com a finalidade de mudar nossas deficiências espirituais. Ou seja, a determinação espiritual também nos leva ao terceiro ponto:

Mudança e transformação dos nossos corações

Todas as práticas até aqui citadas levarão a uma transformação positiva nos sentimentos. Porém, sempre teremos pontos fracos, espiritualmente falando, a evoluir.

Absolutamente, sempre que fazemos boas ações, seremos compensados. Entretanto, se estivermos esperando por algo específico, pode ser que não percebamos a graça recebida, pois estaremos enxergando apenas o que estávamos esperando.

Quando fazemos algo sem esperar nada em troca, toda graça será percebida e fará despertar em si o sentimento de gratidão. Assim, o nosso coração mudará, se transformará.

A Determinação Espiritual, sem desejar  nada em troca, com a finalidade de transformar o próprio coração (espírito) é um acelerador de Evolução Espiritual.

Oyassama nos ensinou que devemos estar determinados; ocultou o seu físico para que entendêssemos esse processo e assumíssemos a nossa função como Instrumentos da Salvação.

*é diretor da Comissão dos Encarregados dos Estudantes e condutor da Igreja Fortaleza Tyuo