625. Jul 2023_Doutrina

HINOS DA VERDADE

José Katsumi Ishii


Há no episódio 18. Hinos da Razão, o seguinte:

Quando os doze hinos sagrados ficaram prontos, Oyassama afirmou:

“Estes são os hinos do Serviço Sagrado. Experimentem todos cantar individualmente como desejarem, para ver como deve ser a melodia.”

Um a um, todos cantaram. Oyassama que estava ouvindo-os, disse:

“Todos cantaram, mas não é dessa maneira e sim, deste modo.”

Cantou pessoalmente, em alta voz. Em seguida, afirmou:

“Estes são os hinos da razão, por isso, dança-se de acordo com a razão. Experimentem todos individualmente como acharem melhor, para ver como se deve dançar.”

Todos dançaram, cada um a sua maneira. Oyassama que os observava, disse:

“Todos dançaram, mas ninguém dançou de acordo com a razão. É assim que se dança. Não é dançar simplesmente. É representar a razão com os movimentos.”

Levantou-se e, demonstrando pessoalmente os movimentos das mãos, ensinou a todos. 

Assim, fazendo todos experimentarem uma vez, ela ensinou tanto a melodia quanto os movimentos das mãos, demonstrando-os pessoalmente.

“Estes são hinos da verdade. Devem dançar em harmonia com a verdade. Não estão dançando simplesmente, estão expressando a verdade.”

E ainda, explicou o seu significado:

“Se as mãos estão frouxas na execução do Serviço é porque o espírito está frouxo. Também, não é bom errar, nem mesmo um único movimento das mãos. É com este Serviço que se modifica o curso da vida. É um Serviço muito importante.”

Oyassama demonstra neste episódio a importância de dançar e de cantar de acordo com a razão. E nos ensina que é um Serviço muito importante que modifica o curso da nossa vida.

Certo dia, eu estava conversando com uma senhora e perguntei-lhe de sua filha, a qual não via há tempos. Ela me contou que a filha estava num relacionamento com uma pessoa e ela não era da comunidade tenrikyana. 

Ela me contou que, antes de se conhecerem, muitas vezes, este rapaz procurava na internet, músicas para acalmar o seu coração quando se sentia ansioso ou quando alguma coisa o incomodava. 

Um certo dia, a filha convidou-o para reverenciar a cerimônia mensal de sua igreja e, para a surpresa de todos, descobriu-se que era exatamente os Hinos Sagrados que ele havia encontrado na internet, e que ouvia pelo Youtube. 

 Muitas vezes, nós, da comunidade tenrikyana, estamos tão acostumados com os Hinos Sagrados que esquecemos de ouvir com o coração e realizar o movimento das mãos de acordo com a razão. 

A Oyassama criou a melodia, a harmonia e o ritmo, nos ensinando que é uma dança em harmonia com a verdade. E, por esta razão, que, ao cantarmos e dançarmos de acordo com a verdade, o nosso coração se acalma. 

O Serviço parece uma fórmula simples, mas em seu conteúdo embasa-se a razão de elevada importância. Foi nos ensinado que tudo se realiza de acordo com o aperfeiçoamento do espírito: desde a satisfação de plenitude física, da paz social, até a vida plena de alegria e felicidade.

Os Hinos Sagrados e a Dança das Mãos são as fontes para se receber a salvação.

Então, vamos sempre praticar de coração e com firmeza o Serviço Sagrado tão importante que a Oyassama nos ensinou.          

 (José Katsumi Ishii)