636 2024.jun_opinião

o que cada um pode fazer

Heveraldo Koji Saito

Frente às inúmeras situações de calamidades, catástrofes e desastres naturais que ocorrem no mundo, podemos observar a dura realidade das consequências do desequilíbrio climático atual.

O ambiente desejado por Deus-Parens, o Deus que deu origem a tudo neste mundo, é algo extremamente agradável e sem excessos extremos.  As quatro estações do ano são bem definidas e moderadas, sem ondas de calor ou frio excessivos.  Tudo é indispensável para o mundo e aos seres humanos, para a fartura e fertilização das lavouras e abundância nas colheitas.

Na Escritura Divina, temos : 

Os desmoronamentos, os trovões, os terremotos e os tufões deste mundo são a ira de Tsukishi.

     (ED VI-91)

Trovões, terremotos, vendavais e inundações,  estes são também o pesar e a ira de Tsukihi.        

(ED VIII-58)

Este mundo é corpo de Deus. Reflitam a respeito disso em tudo.             (ED III-40, 135)

Desde o dia 27 de abril, o Estado do Rio Grande do Sul foi assolado por chuvas que o atingiram de maneira avassaladora; dos 497 municípios gaúchos, 447 foram afetados. É algo assustador e comove a todos, sem exceção. Estamos diante do maior desastre ambiental de todos os tempos. Relatórios confirmam centenas de desabrigados, além de óbitos e desaparecidos.

É um cenário assustador e extremamente preocupante, visto que a reconstrução das áreas afetadas poderá levar muitos anos e até décadas.

Para enfrentar esta enorme catástrofe, milhares de pessoas, sensibilizadas, constituíram um gigantesco  movimento de voluntários e socorristas, os quais, juntando-se ao corpo de bombeiros, profissionais de saúde e demais órgãos federais e estaduais, estão mobilizados em um único objetivo: a salvação.

Também, é muito expressivo o número de doações vindas de todo o país, inclusive do exterior.  

A Tenrikyo possui uma representação na cidade de Porto Alegre: a Casa de Divulgação Tenrikyo Porto Alegre Hoyo. A esposa do condutor,  senhora Cristy Yumiko Mizushima, e seus familiares vêm trabalhando incansavelmente na arrecadação e entrega de doações nos locais mais necessitados. 

Ações similares fazem transparecer o espírito de solidariedade e amor ao próximo do ser humano. Estas atitudes são marcos da vida-modelo de Nossa-Mãe, Oyassama, bem especificados no ensinamento que busca a construção da vida plena de alegria e felicidade.

Nossos irmãos do Caminho, sensibilizados pela situação sem igual, vêm cooperando e apoiando   as ações da família Mizushima, que também trabalha ativamente na divulgação dos ensinamentos de Oyasama e na salvação das pessoas carentes e necessitadas.

Mudando de assunto, no próximo dia 30 de junho, em todas as regionais da Associação dos Fiéis, será realizado o “Dia de Atividade de Todos os Yoboku”. Convidamos todos a participarem deste importante evento de incentivo rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico da Oyasama.

*é diretor da Sede Missionária e condutor da Igreja Central