634 2024.abr_editorial

modelo de humildade

José Katsumi Ishii

Izo Iburi vivia a alguns quilômetros da residência de Oyassama.Certo dia, sua esposa sofreu um aborto natural e as sequelas causaram-lhe sérios problemas de saúde.

Foi nesta mesma época que escutou sobre Oyassama pela primeira vez. Ao consultá-la, as primeiras palavras que Izo recebeu de Oyassama foram:

“Eu a salvarei.Salvarei, mas, sendo esta a primeira vez que ouve falar neste Deus denominado Tenri-Ô-no-Mikoto, poderá ser difícil crê-lo.”

No instante em que recebeu as palavras de Oyassama, Izo teve a convicção de que a sua esposa seria salva. Em seguida, ele recebeu um pacotinho de oferenda abençoada (san yaku). Voltando para casa, deu à esposa,e ela sentiu-se bem melhor. Cada vez que a esposa demonstrava alguma recuperação, Izo corria à Residência para manifestar a sua gratidão. Assim, desde a primeira consulta até o dia seguinte, Izo visitou a Residência três vezes para agradecer. Embora a vila em que morava fosse próxima à Residência, caminhar três vezes em tão pouco tempo não é algo que qualquer um faça.

Transmite-se que o Izo Iburi teve de Oyassama a seguinte instrução: “Quem se posiciona acima de cem pessoas deve colocar o seu coração abaixo destas cem pessoas. Quem se posiciona acima de mil pessoas deve colocar o coração abaixo destas mil pessoas”. Significa que, por mais alta posição ou poder que tenha, deve se relacionar ao mesmo nível com sentimento de igualdade.

Izo Iburi foi a pessoa que transmitiu as Indicações Divinas após o ocultamento físico de Oyassama, foi uma pessoa importantíssima na Tenrikyo.

No final de 2018, recebemos no Brasil a visita do reverendo Chikara Iburi, que é descendente da quinta geração de Izo Iburi. Como eu fiquei responsável por buscá-lo no aeroporto, convidei-o para conhecer a minha igreja. A minha mãe ficou super feliz, pois havia estudado no ColégioTenri com o seu pai, e tinha o desejo de conhecê-lo. Ao chegar na igreja e ao ver a minha mãe em uma cadeira de rodas, me surpeendi, e me senti honrado pela sua iniciativa de oferecer a ministração do Sazuke (oração) à minha mãe. Durante a viagem para a Sede Missionária, perguntei se ele poderia fazer uma saudação na cerimônia de abertura do Curso das bandas de koteki. Como seria no dia seguinte, pensei que ouviria algo como,“Amanhã?Assim de última hora?”Mas, prontamente me atendeu dizendo que o faria sem problemas.

Paralelamente com o curso das bandas, naquele dia, estávamos tirando fotos, fantasiados de índio, nos preparativos para o Encontro Infantojuvenil. Num certo momento, resolvemos perguntar ao reverendo Iburi se ele também não poderia tirar uma foto fantasiado, já que ele era o Diretor-presidente da Associação Infantojuvenil da Sede.

E a resposta foi melhor que um simples sim. A resposta foi “Pode me pedir o que for, que eu faço”. Esta resposta foi, para mim, a maior prova da sua humildade, e não tive como não deixar de admirá-lo.

Oyassama ensinou ao mestre Izo Iburi, “Quem se posiciona acima de cem pessoas deve colocar o seu coração abaixo destas cem pessoas”, e percebe-se que esse ensinamento sobre a humildade veio sendo passado de geração em geração.

Transmitir de geração para geração os ensinamentos de Oyassama é fazer com que o futuro seja repleto de felicidade.

*é condutor da Igreja Tsu Hakuryu