633 2024.mar_Jiba

Concurso musical infantil

Tenri Jiho

Quatro crianças do Clube de Música da Escola Primária de Tenri ganharam recentemente o Prêmio Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão, equivalente a um prêmio de primeira colocação, na categoria de grupos do Concurso de Música Infantil (patrocinado pela Rádio TBS). Depois de conquistarem o prêmio com um dueto de violinos no ano passado, este é o segundo ano seguido em que brilharam como os melhores do Japão.

O Concurso de Música Infantil, que chegou a sua 71ª edição este ano, é uma das maiores competições do Japão, onde escolas de ensino fundamental de todo o país competem para executarem a melhor apresentação. Das seis categorias, que incluem coral e orquestra, quatro crianças da Escola Primária de Tenri competiram na categoria  “grupos” com um quarteto de cordas.

As seletivas demoram seis meses para serem realizadas, com as melhores escolas de cada categoria sendo escolhidas até o final do ano. E, então, no ano novo, é formado um Comitê de Seleção para o Prêmio Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (competição nacional) que realiza o julgamento final com base nas gravações dos torneios de cada categoria.

Quatro colegas do curso de cordas em união espiritual durante os treinos livres

Os quatro participantes foram Ritsuki Nakamura (5ª série, 1º violino), Satori Ota (6ª série, 2º violino), Wakana Murata (6ª série, viola) e Akira Murayama (5ª série, violoncelo) do Clube de Música da Escola Primária de Tenri. Todos eles frequentam o Curso de Cordas do Instituto de Música da Tenrikyo.

A peça tocada foi “Divertimento em Fá maior K.138, 1º movimento” composta por Mozart. Embora tenha uma melodia alegre e divertida, é conhecida por sua rica variedade de ritmos lentos e rápidos, e exige uma ampla gama de expressividade em sua execução.

O orientador Makio Ueda, que instruiu as crianças, disse: “Como este foi o primeiro quarteto das crianças, no início, pareciam perdidas e desorganizadas. Mas à medida que cada membro treinava duro para melhorar suas habilidades, mesmo em seus tempos livres, sua apresentação foi se tornando cada vez mais harmoniosa. Nos últimos seis meses, todos melhoraram completamente.”

No dia do Torneio do Japão Ocidental, os membros se apresentaram com os espíritos unidos, mantendo contato visual. Eles tocaram habilmente ritmos leves e animados e melodias graciosas, e mostraram uma atuação que rivalizava com qualquer adulto.

Como resultado, os alunos da Escola Primária de Tenri ganharam o título de “Nº 1 do Japão” pelo segundo ano consecutivo.

Nakamura, que estava encarregada de tocar a melodia principal como primeiro violino, disse: “Na apresentação propriamente dita, consegui executar a melhor atuação que já fiz. Quando soube que ganhamos o prêmio, chorei de alegria. Quero continuar a me desafiar tentando várias músicas com este quarteto.”

O 36º Concerto Infantil, patrocinado pelo Clube de Música da Escola Primária de Tenri, foi realizado no dia 17, no Auditório da Escola Primária de Tenri, pela primeira vez em quatro anos, com um público de mais de 200 pessoas.

No concerto, além das apresentações de orquestras e corais, as quatro crianças apresentaram a música que tocaram no torneio. Foi uma apresentação digna de um “retorno triunfal”.

(Tenri Jiho, 28 de fevereiro)