628 2023.Out_Fujinkai

Curso de diretoras

Associação Feminina

A Associação Feminina da Tenrikyo do Brasil, no dia 9 de setembro, depois de 4 anos de pausa devido à pandemia do coronavírus, realizou na véspera da cerimônia mensal da Sede Missionária Dendotyo, o Curso de Diretoras de igreja, reunindo 52 participantes.

Às 8h00, houve a cerimônia de abertura do Encontro, no recinto de reverência, com reverência aos altares, acompanhando as palmas da diretora-presidente, reverenda Yuko Murata. 

Em seguida, no salão Araki, houve a aula do Primaz, reverendo Kaoru Murata, tendo como pauta a Associação Feminina. Explicou sobre a Indicação Divina de 25 de março de 1898, dizendo ser a única associação que começou com uma Indicação Divina. O primaz disse que as palavras divinas se direcionavam para as pessoas da Residência daquela época, mas podem ser aplicadas aos dias atuais, como conduta para as pessoas da igreja. Quanto aos fiéis novos ou antigos, todos foram atraídos por Deus e devemos cuidar deles. Outro ponto ressaltado é que tanto as diretoras novas quanto as veteranas, todas estão aptas, capacitadas para a função, devem estabelecer e pacificar o espírito e não acumular poeira. Explicou também que só se consegue a salvação com respeito à razão de Jiba. Citando a Instrução 4, falou sobre Jiba e igrejas, e para a prática, esclareceu alguns pontos sobre como ministrar a Concessão Divina.

Das 9h30 às 11h30, as participantes foram divididas em seis grupos, dois em japonês e quatro em português, e realizaram um debate, tendo como tema principal as providências divinas de Kunitokotati-no-mikoto e Omotari-no-mikoto, e a reflexão sobre a proteção divina no dia a dia.

Depois, das 13h00 às 15h00, houve treino dos três instrumentos femininos; kokyu, shamissen e koto, e, das 15h15 às 15h45, todas fizeram hinokishin de limpeza das janelas do refeitório.

Como última atividade, no Salão Yorokobi, das 16h00 às 16h45, as diretoras praticaram a terapia podal, sob a orientação da diretora Nami Ota. 

Finalmente, às 16h50, houve o encerramento do curso, com agradecimento da diretora-presidente. Após, o culto aos antepassados, às 21h00, no salão Araki, concluindo o dia, houve uma animada confraternização.             


(Alice Masako Uchiyama)