632 2024.fev TSUDOI

um tsudoi fantástico

Associação Infantojuvenil

O 67º Encontro Infantojuvenil - TSUDOI 2024, foi realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro, na  Sede Missionária, Dendotyo do Brasil. Para muitas crianças, o Tsudoi começou muito antes, já no preparo da sua mochila, especialmente as residentes em localidades distantes do Dendotyo. Mas todas, com certeza, estavam ansiosas por se reunirem e participarem  da grande aventura do Tsudoi 2024. 

Com o tema: “Gratidão às Providências Divinas – Compartilhando Alegria”, os participantes receberam a graça de três dias de temperatura amena e sem chuva. Quanta gratidão! Um cenário muito desejável para despertar a alegria da fé através de muitas brincadeiras e atividades. Ainda mais, porque nesta oportunidade, houve a volta da piscina, uma das atividades mais divertidas e aguardadas pelas  crianças de 6 a 11 anos de idade. Também tivemos a volta das atividades no Recanto Tenri, para os participantes de 12 a 14 anos. Diversão, aprendizado e muita água em meio à natureza! Essa divisão e a atividade da piscina não aconteciam desde a pandemia, quando foi adotado o Tsudoi online. E, no ano passado, presencialmente, adotamos um Tsudoi mais curto, de dois dias.

O tradicional teatro do Tsudoi foi um espetáculo, onde todos se emocionaram, cantaram e se divertiram com a empolgação e coragem dos exploradores. Essa empolgação se transformava em alegria à medida que as crianças aceitaram o desafio de conquistar os 10 talismãs do poder: da água, do fogo, da conexão, do suporte, do vento, da circulação, do corte, da extração, da semente e do viveiro. Para conquistar cada um deles, era preciso passar por provas e desafios, o que despertava a ansiedade mesclada com muita diversão.

Foi também um Tsudoi de inclusão, com a presença e a participação de crianças com características diversas. Muito estudo e preparo antecederam o evento, composta por pessoas dispostas a fazer isso acontecer. Um Tsudoi Fantástico inclusivo!

Por falar em pessoas, foram mais de 700 envolvidas voluntariamente no evento, dentre estas, 282 infantojuvenis participantes. 

Não importa o formato, quanto tempo ou mesmo o lugar, o Tsudoi será sempre especial, realizada por pessoas dispostas a fazer dele Fantástico. As sementes da “alegria da fé”, semeadas em todos os presentes, foi realçada pelo tema “Compartilhando Alegria”. 

É desejo do Shonenkai do Brasil fazer multiplicar a semente da “Alegria da Fé”. Você vem com a gente? 

Siga o Shonenkai do Brasil nas redes sociais: @shonenkaibrasil.

(Haroldo Hiroyuki Onoda)