631 2024.jan curso de koteki

CURSO DE KOTEKI

Shonenkai do Brasil

Em 1983, no 28º Tsudoi, sete bandas fizeram história ao participarem desfilando e marchando no primeiro Concurso das Bandas de Koteki da Igreja Tenrikyo, na Rua Militino Martins.

No mês passado, passados 40 anos, 63 crianças, acompanhadas por 38 Staff, desfilaram na mesma rua, reunindo agora dez bandas de Koteki, tocando o Hino do Shonenkai. O desfile foi parte da programação do Curso de Koteki, um evento que acontece anualmente na Sede Dendotyo e reúne membros e staffs de diversas equipes de koteki do Brasil.

Realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, iniciou com as palavras do Primaz explicando sobre a importância do koteki e da experiência de tocar junto e em harmonia. Ainda na cerimônia de abertura, foram apresentados os professores conselheiros do Koteki do Brasil, nomeados no ano passado com o intuito de reunir os veteranos que possam orientar e apoiar os atuais membros do Koteki.

Durante a manhã aconteceram as atividades de quebra-gelo e o treino do Hino do Shonenkai, dividido por instrumento. Desta vez tendo os staffs das equipes como professores das crianças.

Após o almoço, as atividades começaram com o exercício de alongamento para pompom, seguido pelo treino de marcha no salão Youki e o desfile na Rua Militino Martins.Depois de um merecido descanso, também foi realizado o treino geral do Hino do Shonenkai, com todos tocando junto. Abrindo as apresentações da noite, primeiramente os staffs tocaram a música “DóRéMi”e, na sequência, todos os participantes se reuniram para tocar a música estudada no curso, o Hino doShonenkai, numa apresentação emocionante para todos os presentes no Dendotyo.

Para fechar a programação, no domingo, ainda houve o hinokishin geral nas dependências do Dendotyo e um mini curso de regência para staffs.

O Curso de Koteki de 2023 reuniu 63 crianças e 38 staffs. Apesar da programação cheia e do intenso calor, a união das equipes para realizar um excelente curso foi algo muito bonito de se ver, e lembrou a todos o quão forte e poderoso é o Koteki do Brasil!