627 Set 2023_Opinião

atitudes limpadoras

Marina Kiyoko Ikebe

Poeira é a forma que Oyassama escolheu para ensinar o uso espiritual em desacordo com a vontade de Deus-Parens. Ou seja, o ser humano guiado apenas por interesses, vantagens e prazeres particulares e egoístas, desrespeitando outros seres humanos, acaba por acumular poeiras espirituais.

Se as poeiras são as atitudes espirituais que estão em desacordo com a intenção de Deus-Parens, quais serão as atitudes opostas, ou seja, as que estão de acordo e que serviriam de modelo para o uso espiritual de todos?

Segundo o Rev. Jiro Morishita (antigo condutor da Igreja Brotherhood, em Los Angeles, Estados Unidos), essas atitudes de acordo com a intenção de Deus-Parens são chamadas “limpadoras de poeiras”, específicas para cada tipo de poeira: Mesquinhez - generosidade e disposição; Cobiça - gratidão e realização; Ódio - amor e afeição; Amor-próprio - altruísmo e compaixão; Rancor - aceitação e perdão; Raiva - calma e alegria; Ambição - desapego e satisfação; Orgulho - humildade e respeito; além das atitudes que não são poeiras, mas que Oyassama desaprova: Mentira - honestidade e autenticidade; Lisonja - sinceridade e admiração. 

De fato, na vida-modelo de Oyassama, podemos ver inúmeras passagens em que essas atitudes “limpadoras de poeiras” estão presentes. Como por exemplo, no episódio em que Kokan, filha de Oyassama, está passando fome, e a própria Oyassama ensina que enquanto existem pessoas que têm comida aos montes em casa, e não conseguem engolir nenhum grão, elas estão numa situação maravilhosa, pois “quando tomam a água, sentem o gosto da água”. Nessa passagem, observa-se a gratidão e a satisfação, pela atitude de Oyassama frente às adversidades. 

Em outro episódio, Oyassama, ao ver Unossuke Tossa (primeiro condutor da Igreja-Mor Muya) partir de Jiba, ordenou que esperasse um momento, pedindo a sua neta Hissa Kajimoto, para trazer caquis. Assim, chegaram caquis vermelhinhos e bem maduros numa grande cesta. Então, Oyassama tirou um deles, descascou-o pessoalmente, partiu-o ao meio e deu a metade a Tossa, dizendo para que se servisse, e Ela também se serviu da outra metade, deliciosamente. De modo que Tossa começou também a provar o caqui que ganhara. Ela ficou observando satisfeita, mas antes que ele acabasse de comer, descascou um outro e disse para ter a bondade de servir-se de mais um, que Ela também comeria junto. E assim fizeram, um caqui após outro. Tossa sentiu uma emoção no coração, ao pensar que Ela, movida pelo seu amor maternal, comia também para evitar que ele fizesse cerimônia. Já nessa passagem, Oyassama mostra as atitudes da generosidade, humildade, compaixão e desapego. 

Por fim, em mais um episódio, Tyussaburo Koda, que esteve detido por dez dias, tendo que limpar a privada, foi perguntado por Oyassama como se sentiu ao fazer tal serviço. Ao passo que ele respondeu ser excelente, por servir a uma incumbência de Deus-Parens, Oyassama explicou que quão penoso e desagradável seja o fato, se fizer julgando-o excelente, será a virtude que alcançará o céu. No entanto, se o fizer julgando penoso, desagradável, o mérito que alcançará o céu será o da insatisfação. Nessa passagem, observam-se as atitudes de disposição, realização, aceitação, humildade e sinceridade. 

Nesta época oportuna, dos três anos, mil dias para o decenário de Oyassama, considerando também a mensagem presente na Instrução 4, de que a vida-modelo é o único caminho para avançar à vida plena de alegria e felicidade, vamos praticar de todo coração as atitudes “limpadoras de poeiras”, como Oyassama nos ensinou em sua vida, para que, cada vez mais, o nosso uso espiritual esteja de acordo com a intenção de Deus-Parens rumo à vida plena de alegria e felicidade.  

*é condutora da Igreja Daihakuyo