631 2024.jan
opinião

Feliz ano-novo

Lioji Kimura

Feliz Ano-novo!

Este ano que se inicia é o ano 187 da Revelação Divina, é o segundo ano de atividades do período de três anos, mil dias, que antecede a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama.  É o ano de ligação do primeiro ano ao terceiro, que é o de conclusão.

Para este período oportuno, estamos sendo instruídos pela Instrução 4, que nos explica, detalhadamente, como devemos caminhar rumo ao decenário de Oyassama, juntamente com todos os seguidores em união espiritual, visando a evolução espiritual, colocando em prática a dedicação como instrumento de Oyassama.

No ano passado, recebemos as visitas de doutrinação das igrejas superiores. Também, foi realizado o primeiro evento do “Dia de Atividade de Todos os Yoboku” , que terá prosseguimento até o ano de 2025, realizando a atividade em todas as regionais de todo o Brasil, com objetivo de unir espiritualmente todos os seguidores do Caminho.

Na Instrução 4, devido a importância de todos seguirmos a vida-modelo de Oyassama, que é o caminho para aproximarmos da vida plena de alegria e felicidade, o Shimbashira apresenta três citações divinas: 

 “Quando bebemos água, sentimos o gosto da água.”

No livro ‘Vida de Oyassama’, temos: 

“Quando Kokan disse: ‘Mamãe, já não há arroz’, Oyassama explicou-lhe: ‘Neste mundo há pessoas que estão sofrendo apesar de ter alimentos acumulados aos montes à cabeceira, porque não conseguem comer mesmo que queiram, nem passar a água pela garganta. Se pensarmos nisso, estamos muito bem, pois, quando bebemos água, sentimos o gosto da água. Deus-Parens tem-nos abençoado com a sua excelente graça.’ ”

A essência é a gratidão pelo corpo tomado emprestado e  vivificado pelas Dez Providências. Refletir e passar o dia a dia com espírito de gratidão pelo simples fato de podermos sentir o sabor da água. Para sentirmos o sabor da água é necessário o trabalho de várias providências. 

“Do nó sai o broto” 

No livro ‘Vida de Oyassama’, temos: 

“Para ela, todos, mesmo os que a hostilizavam e os que aprisionavam eram seus filhos, e quando era intimada, saía para apresentar-se animadamente. Dizia sempre:’Do nó sai o broto.’

A chama das perseguições ardia mais impetuosamente, mas tudo isso servia como divulgação da fé e a vontade de Deus-Parens se expandia cada vez mais.”

Oyassama foi levada à prisão várias vezes; no período em que aumentava o número de seguidores, as opressões se tornavam mais rígidas, e criavam restrições quanto à realização do Serviço Sagrado, que Oyassama ensinara para a salvação mundial.

Todos os acontecimentos e circunstâncias são orientações de Deus-Parens, que nos conduz a firmarmos o espírito firmemente na proteção e razão divina.

 “Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.”

Temos na Escritura Divina:

Reflitam do íntimo do coração para entenderem. Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.  

(ED III-47)

Devemos compreender, do fundo do coração, a intenção de Deus-Parens. É ensinado que a sinceridade de salvar as pessoas é que se torna a base da própria salvação.

Na conduta da dedicação sincera à salvação, colocamos em prática a realização do Serviço Sagrado e a ministração do Sazuke. Junto a isso, fazemos a limpeza espiritual.

Na vida-modelo de Oyassama, observamos a importância da evolução espiritual, passar o dia com espírito de gratidão a Deus-Parens pelas providências recebidas e, também, pelas orientações recebidas no dia a dia. Desta forma, fortalecemos o sentimento de alegria no nosso espírito.

Neste período oportuno de três anos, mil dias que antecede o decenário de Oyassama, vamos refletir, firmemente, sobre a vida-modelo e colocar em prática o ensinamento deixado pela Oyassama, para podermos, verdadeiramente, aproximarmo-nos cada vez mais da vida plena de alegria e felicidade, com a união espiritual de todos os fiéis e seguidores deste maravilhoso ensinamento.

*é condutor da Igreja Foz do Iguaçu