625.Jul 2023_Editorial

o trabalho de oyassama

Antonio Shinko Aizawa


Desde o lançamento da Instrução 4, em outubro do ano passado, através do Shimbashira, já se passaram nove meses. Nesse ínterim, foi realizada a visita de doutrinação às igrejas, através da igreja-mor ou da sede missionária, para explanar o sentimento contido na Instrução 4 e sobre o significado das atividades decenárias.

A Igreja-Mor Takaoka à qual sou filiado, lançou as determinações espirituais rumo ao decenário, e uma delas é: “Seguindo a Oyassama, vamos trilhar com alegria a vida-modelo”. O Dendotyo tem como  diretrizes: “Aprimoramento do conteúdo das igrejas e formação de recursos humanos.”

Pensando nessas metas, todos nós, yoboku e seguidores, estamos dispostos a nos empenhar no cuidado e dedicação aos jovens responsáveis pela próxima geração, fazendo com que tenham como exemplo de vida, a vida-modelo de Oyassama. Seguindo passo a passo este Caminho, certamente, faremos com que o caminho da vida plena de alegria e felicidade iniciada pela Oyassama tenha prosseguimento por todas as gerações.

Na Instrução 4, temos: “Herdando essa fé, de pais para filhos, de filhos para netos, cada passo acumulado se torna a ligação do Caminho por todas as gerações.”

Ainda, a Sede da Igreja confirmou a realização da atividade regional:  “Dia de atividade de todos os yoboku”, com a finalidade de incentivar e estimular os yoboku  de uma mesma regional a se manterem animados durante o período oportuno dos três anos, mil dias rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. É desejo que essa atividade possa envolver os yoboku de todas as idades, desde jovens, adultos e idosos. 

Agora é o momento oportuno para animar-nos, em união espiritual, nas atividades rumo ao decenário, dando efetividade às orientações da Instrução 4.

No dia 26 de outubro de 1838, Oyassama foi estabelecida como sacrário de Tsukihi (Deus-Parens), iniciando o caminho da dedicação única à salvação e a construção da vida plena de alegria e felicidade. Durante 50 anos, Oyassama explicou a intenção de Deus-Parens e, além de ensinar o Serviço da salvação universal, deixou o legado  do caminho da vida-modelo.

E, no dia 26 de janeiro de 1887, devido ao seu profundo amor, desejando apressar a maturação espiritual de seus filhos, Oyassama abreviou em 25 anos o termo determinado de vida e ocultou o seu físico, passando a viver com razão de viva presença.

Assim, Oyassama permanece na residência original e vem nos conduzindo, sempre à nossa frente, trabalhando em prol da salvação mundial. A razão do trabalho de Oyassama é apresentada no amuleto-prova (omamori), no arroz abençoado (goku), na permissão de parto feliz (obiya yurushi) e na razão da ministração do Sazuke; observamos o seu incessante trabalho no  dia a dia do Caminho desta fé.

Sentir o amor maternal da Oyassama eternamente viva  é algo que devemos ter sempre presente no espírito. Agora, no período de atividades rumo ao novo decenário, como instrumentos de Oyassama, e encontrando a gratidão em tudo, vamos trabalhar animados para contentar a Oyassama eternamente viva.

*é diretor da Sede Missionária, secretário-geral deste Jornal e condutor da Igreja Central