627 Set 2023_bem-estar

trabalho de deus-parens

Hiroko Kajiyama Numata

Gostaria de propor aos leitores uma pequena reflexão sobre o corpo humano. 

O corpo humano exerce um trabalho maravilhoso: inspiramos e expiramos o ar sem ao menos tomarmos consciência e sem qualquer esforço, mesmo dormindo. O ar é selecionado, o oxigênio entra no sangue e é enviado para 60 trilhões de células. Sem percebermos, o sangue é produzido dentro do nosso corpo naturalmente e circula por todos os órgãos, inconscientemente. Percorre aproximadamente 100 mil km (duas voltas e meia ao redor da terra). Mas, apesar de toda inteligência e alta tecnologia, o homem não consegue produzir sangue humano. 

O homem leva a comida até a boca, mastiga e engole conscientemente, mas daí para frente, quase tudo é feito inconscientemente.E quando você se machuca, a força natural de recuperação de todo corpo começa a funcionar e a ferida se cicatriza naturalmente.Este é o magnífico trabalho de Deus-Parens, que criou e vivifica os homens. Mudando um pouco de assunto, tenho observado que as pessoas estão muito fragilizadas física e psicologicamente com os últimos acontecimentos do mundo e, principalmente, no Brasil. 

Na área odontológica, observo mais desgastes dentários devido à falta de sono e muitas preocupações. Creio que os colegas da área clínica também notaram o aumento de pacientes com muitas queixas de desconforto e dor. 

Como ajudar? É fundamental começar por entender e, depois, transmitir que o nosso corpo não é nosso, e sim, um empréstimo de Deus. 

Originalmente, Deus-Parens criou este mundo e os seres humanos com o desejo de compartilhar o viver alegre e feliz de todos. Se isto não acontece, o que acontece? O que está nos impedindo de alcançar esta tal felicidade? 

Seja no que for, não existem dores nem doenças em absoluto. São instância e orientação de Deus. (ED II-7)

Ao compreender qual a intenção divina que nos é mostrada através das irregularidades no corpo tomado emprestado por cada um, se corrigirmos o espírito, as “raízes das doenças” serão cortadas e seremos abençoados, recuperando tanto a saúde física quanto espiritual. E se são espirituais, estão localizadas no nosso espírito. Curamos o corpo com os remédios, mas estes não curam o espírito. 

Na Tenrikyo, aprendemos que esta salvação ou a cura virá pela realização do Serviço Sagrado e da ministração da Concessão Divina, o Sazuke.

O Serviço Sagrado foi ensinado como um meio para salvar as pessoas e reconstruir o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade. Quando as pessoas realizam animadamente, em união e com o espírito limpo, Deus-Parens também se anima e concede qualquer graça: a saúde, as dádivas da natureza e a pacificação do mundo.

Falemos agora da Concessão Divina ou Sazuke. 

Nas palavras de Deus, está explicado da seguinte forma: 

“Doravante, deixo entregue esta graça da eficácia para a dedicação sincera à salvação.” (ID 2 de novembro de 1888)

É a graça da eficácia, ou um dom eficaz que concede a graça, a salvação. 

Deus-Parens deixa entregue ao espírito sincero das pessoas para salvar outras pessoas de doenças. Deus-Parens, aceitando a sinceridade de quem o ministra e de quem o recebe, realiza salvações extraordinárias. 

Da mesma forma, tão importante quanto o Serviço Sagrado e o Sazuke é a prática do Hinokishin – uma atitude de retribuição e gratidão. 

Deus-Parens nos emprestou o corpo e recebemos diariamente o trabalho das dez providências. O Hinokishin é a atitude que nasce da gratidão de retribuir esse amor. Existem várias maneiras de realizá-lo: a ajuda em um trabalho coletivo ou individual, confortar alguém transmitindo uma palavra amiga ou simplesmente ouvir suas preocupações, um cumprimento acompanhado de um sorriso, ou simplesmente retirar um pedaço de caco de vidro da rua que poderia machucar alguém. Enfim, toda forma de boa ação feita com alegria e gratidão a Deus.Então, vamos praticar?

*Hiroko Kajiyama Numata, dentista e yoboku da Igreja Brasil