632 2024.fev Jiba

Com espírito renovado

Notícia da Sede da Igreja

A Grande Cerimônia da Primavera, do dia 26 de janeiro do ano 187 RD (2024), que tem origem no dia 26 de janeiro calendário lunar de 1887, dia do ocultamento físico de Oyassama, foi realizada no Santuário Principal da Sede da Igreja, sob o ofício do Rev. Daisuke Nakayama.

A onda de frio mais forte desta temporada atingiu o arquipélago japonês, causando fortes nevascas recordes, principalmente no lado do Mar do Japão. Mesmo em meio a transtornos nos sistemas de transportes em várias localidades, na Terra Parental, com o desejo de trilhar com espírito renovado o segundo ano de atividades do período dos três anos, mil dias, houve a reverência de muitos yoboku e seguidores.

Antecedendo o início da cerimônia, às 11h30, o Rev. Daisuke, serviu o almoço à Oyassama eternamente viva, no santuário de sua residência, e, no horário determinado, juntamente com o pessoal do Serviço, após reverenciarem nos santuários de Oyassama e dos Antepassados, adiantaram-se ao tablado superior do recinto de reverência.

Na dedicatória da cerimônia, Rev. Daisuke expressou os agradecimentos pelo amor de Deus-Parens que nos conduz a vida plena de alegria e felicidade, revelando-se neste mundo com a chegada do tempo predeterminado, tomando Oyassama como o seu Sacrário. Em seguida, referiu-se ao problema circunstancial mostrado no grande terremoto com epicentro na Península de Noto, logo no primeiro dia do segundo ano das atividades decenárias, e anunciou: “Todos nós, que acreditamos no ensinamento da salvação mundial, acatando como a rigorosa orientação relativa à nossa lenta evolução espiritual, após firme reflexão e retratação, desejomos  avançar nas atividades do segundo ano, reanimando ainda mais o espírito.” Ainda, expressou a decisão: “Sem dúvida, nos empenharemos para que as pessoas que sofreram com a catástrofe possam receber a graça da recuperação o quanto antes, e, almejando a realização da determinação espiritual cujo juramento foi feito visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, desejo avançar na dedicação sincera à salvação com todos os seguidores unidos.”

Em seguida, o Serviço de Kagura e a Dança das Mãos foram realizados alegremente.

Nesse dia, a temperatura máxima foi 5º C. Um vento cortante soprou na área do santuário, uma vez ou outra, à medida que a neve caia, mas os regressantes que lotaram os quatro lados do recinto de reverência, cantaram uníssonos os Hinos Sagrados. A Dança das Mãos dos 12 Hinos, encerrou-se sem problemas, um pouco antes do horário do ocultamento físico de Oyassama, às 14 horas.

Após isso, o Diretor Geral Administrativo, Rev. Zensuke Nakata, subiu para a palestra da cerimônia.

No início, o diretor Nakata, após expressar palavras de solidariedade às vítimas da catástrofe do terremoto da Península de Noto, falou sobre a intenção contida no dia original da Grande Cerimônia da Primavera e os pontos principais para trilhar a vida-modelo de Oyassama. Assim, sobre a forma de refletir em relação ao grande terremoto recente enfatizou: “desejo que todas as pessoas que passam por este caminho aceitem como ‘coisa própria’ e  com seriedade.” Em seguida, indicando novamente o fato de ser a representação e orientação real das atividades decenárias, aceitando o grande nó do primeiro dia do ano como sendo a instância para nos empenharmos na divulgação e na salvação com sinceridade, conclamou todos a  se dedicarem animados, para que possam ser mostradas as graças de Deus-Parens.     (Tenri Jiho de 7 de fevereiro)