636 2024.jun_doutrina

tudo através do serviço

Por que está crendo nos ensinamentos da Tenrikyo?

Muitas pessoas responderão que estão crendo porque os seus pais estavam seguindo desde quando nasceram.

Alguém dirá que nascera na família que seguia os ensinamentos da Tenrikyo, mas por ocasião de um acontecimento, nasceu no seu espírito o desejo de buscar Deus. Procurou por si só e encontrou Deus-Parens.

Também, há pessoas que ficaram emocionadas pelas graças recebidas quando estavam sofrendo com a doença ou com os problemas e ingressaram na fé.

Qual seja o motivo que levou a trilhar este Caminho da fé, creio que grande número de pessoas pensa que está frequentando a sua igreja com o seu próprio pensamento. Porém, Oyassama ensinou que a salvação que obtivemos através deste Ensinamento, a reverência que fazemos na nossa igreja, tudo é orientação de Deus-Parens.

Na Escritura Divina, temos:

Não importa de que lugares venham as pessoas, porque todas são predestinadas.          (ED IV-54)

Quando quer que venham de regresso, não pensem em absoluto que haja o espírito de cada um.

    (ED XI-78)

Nós frequentamos a igreja porque DeusParens, observando o espírito de cada um, está reunindo nesse local as pessoas predestinadas. Então, com que objetivo tem reunido?

Deus-Parens está almejando a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade, ensinando o Serviço Sagrado e reunindo as pessoas que irão realizá-lo em cada igreja.

Na Escritura Divina, ensinou:

O que estão pensando ser este Serviço? É somente o preparo de todas as salvações.                 

(ED II-9)

Que pensam ser este Serviço? É somente a salvação, pacificando o mundo.         (ED IV-93)

Toda e qualquer salvação será através do Serviço,  se fizerem corretamente tal como Tsukihi diz...    

(ED VII-83)

Ao realizarmos o Serviço Sagrado, o mundo se pacificará, as pessoas serão salvas e será concedida a salvação de todas as coisas. Como o Serviço tem esta força maravilhosa da salvação, para aprimorar a sua realização e poder fazer parte da sua execução, é fundamental treinar e aprendê-lo no dia a dia. Também, ajustar as suas conveniências às atividades da igreja.

No episódio, “Festa”, temos que:

“Em janeiro de 1878, Koisso Yamanaka (posteriormente Ie Yamada), com 28 anos de idade, foi chamada para servir Oyassama e ouviu dela a seguinte explicação sobre a razão do dia 26:

‘Festa é uma razão de espera. Portanto, no dia 26, não deve fazer coisa alguma desde a manhã. Nesse dia, estará bem ficando a contentar-se com a graça do Parens: ‘É excelente, é excelente’.’

Koisso tinha como rotina diária costurar as vestes vermelhas e pentear os cabelos da Oyassama; porém, o corte do tecido era sempre feito pela própria Oyassama, que lhe entregava.

Na manhã de 28 de abril de 1878, ou seja 26 de março no calendário lunar, alguns meses após ter começado a servi-la, Koisso terminou a limpeza e como era ainda muito cedo, solicitou: “Oyassama, gostaria de costurar as vestes vermelhas, pois é um desperdício se nada fizer desde manhã cedo.” Oyassama pensou por um momento e disse:

‘Está bem!’

Agilmente, cortou o tecido vermelho e entregou-o a Koisso. Esta, contente por conseguir um trabalho, começou imediatamente a costurar, mas mal fez um ou dois pontos, repentinamente o seu redor ficou escuro, e tal era a escuridão que não se distinguia nem o branco do preto em plena luz do dia. Assustada, chamou por Oyassama e determinou o espírito: “O pensamento de que era um desperdício, na verdade, não correspondia à razão. Deixarei para amanhã a costura das vestes vermelhas.” Prontamente, a claridade voltou e a anomalia extinguiu-se.

Mais tarde, ao comunicar o fato a Oyassama, ela disse:

‘Fiz o corte porque Koisso disse-me que era desperdício ficar sem fazer nada desde a manhã; porém, realmente, no dia 26, não é preciso fazer, nem deve fazer outra coisa senão o Serviço Sagrado, além de varrer e passar pano.’”

Assim, a cerimônia mensal de cada uma das igrejas também deve ser esperada com este espírito, de esperar ansiosamente a chegada do dia da sua realização, contando os dias nos dedos e, no dia da sua realização, deve-se concentrar na realização do Serviço Sagrado.

Na Escritura Divina, temos:

Se todos completos executarem logo o Serviço  e os próximos se animarem, Deus também se animará.             (ED. I-11)

Significa que se as pessoas realizarem o Serviço animadamente, Deus também se animará. Se Deus-Parens se animar, as providências também serão concedidas uma após a outra. Este é um verso muito importante. Quando executamos o Serviço Sagrado, devemos fazê-lo de modo a animar a Deus-Parens. Se Deus-Parens se animar, as providências serão reveladas mais e mais. O que mais alegra a Deus-Parens é o ânimo resultante da execução do Serviço.

Vamos nos dedicar de coração e animados na salvação do mundo através do Serviço Sagrado.