634 2024.abr_bem-estar

os Yoboku da saúde

Yoshimiti Matsusaki

Recordo-me como se fosse hoje, quando anos atrás, o Condutor da Igreja Campinas e médico, Dr. Roberto Seo, aproximou-se de mim compartilhando sua preocupação com a saúde, principalmente, da geração sênior dos mestres do Caminho.

Lembro-me de uma frase dessa conversa com o Dr. Seo: “Se uma única pessoa for salva já valeu todo esforço de montarmos essa clínica”.

Quando falamos de Saúde na nossa comunidade, não podemos nos esquecer da admirável e incansável dedicação também da Drª. Érica Miyoshi Hirano, da Igreja Curitiba, uma “médica da família” de diversas famílias tenrikianas.

Diante da dedicação dessas pessoas, os Yoboku doutores, preocupados com a valiosa geração de nossos mestres e suas famílias, surge de maneira singela o Espaço Saúde Tasukeai. Seu início contou com a união de pessoas e o importante apoio do Primaz anterior, Yuji Murata. Com o passar do tempo, colaboradores de diversas áreas da saúde e atividades correlatas vem se somando.

Hoje temos inúmeros casos de pessoas que são atendidas e muitas que foram curadas graças ao diagnóstico em estágios iniciais que possibilitou, então, acessar tratamentos.

Podemos afirmar que o Espaço Saúde Tasukeai representa um novo estágio de maturidade da nossa comunidade. Com certeza, ainda enfrentaremos diversos desafios, mas hoje é uma peça importante para revisão de nossos olhares para a Saúde e Bem-Estar, a partir do qual teremos diversos episódios a serem contados.

 *é colaborador do Espaço Saúde Tasukeai e condutor da Igreja Taimo

(1) Yoboku: Na Tenrikyo: “instrumento da salvação” 


 Depoimento

Eu me chamo Chiharu Mabuchi(*), tenho 79 anos e sou condutor da Igreja Keiseki Brasil. 

Há seis anos, o condutor Seo, médico responsável pelo Espaço Saúde Tasukeai, convidou a todos para realizarem exames de rotina e graças a esta iniciativa, fui diagnosticado com câncer de próstata. 

O meu exame apresentou alteração no PSA e prontamente com minha família, fomos buscar respostas mais detalhadas. Graças a Deus-Parens e Oyassama, consegui realizar a cirurgia e tratamento. Desde então, realizo check-ups e já se passaram cinco anos e posso dizer que estou curado. 

Na Tenrikyo, aprendemos que as situações adversas são manifestações do amor parental em incentivar a reflexão de cada um. 

“Seja no que for, não existem dores nem doenças em absoluto. São a instância e orientação de Deus”. (ED II-7)

Seguindo esta reflexão vou explanar minha experiência diante do nó recebido. 

Diariamente, ao acordar, bebo água, preparo o café da manhã e vou ao banheiro e como sempre, sai o que foi consumido no dia anterior. Em seguida, vou ao recinto de reverência reverenciar Deus-Parens, Oyassama e os Antepassados; abro a porta do recinto; observo o tempo e o céu; cito as dez providências divinas; solicito por um bom dia; inicio o hinokishin de limpeza dos altares e faço a oferenda. 

Uma das consequências da retirada da próstata é a dificuldade em ir ao banheiro. Partindo dessas premissas, percebi que, por mais que tenhamos o espírito firme no Caminho sob a orientação de Deus-Parens, falhamos devido à fraqueza do espírito humano. 

Na verdade, tudo isso é porque pensamos que é algo tão natural que esquecemos que quem move a ação da entrada ou saída dos alimentos no nosso corpo é Deus, representada pela providência divina Kumoyomi-No-Mikoto. 

Além disso, o nosso corpo é um empréstimo de Deus-Parens e devemos utilizar com muita gratidão, satisfação e alegria. Por isso que todos os dias agradeço por poder desfrutar mais um dia de um corpo saudável. Acordamos, comemos, fazemos as nossas atividades e, até a hora de dormir, quantas vezes agradecemos as bênçãos recebidas?

 Pode ser que o dia não tenha sido 100% como desejamos, mas devemos sempre seguir trilhando com o objetivo de satisfazer a Deus-Parens e Oyassama. 

Com este episódio na minha vida, reavivei a prática dos ensinamentos que muitas vezes deixamos em teoria, pois somos seres humanos falhos. Por isso que Deus-Parens, com seu amor parental, nos dá as oportunidades de reformarmos nosso espírito, de tempo em tempo, advertindo-nos repetidamente por meio de sinais mostrados em forma de problemas físicos, espirituais ou circunstanciais. 

Enfim, sou extremamente grato pelas iniciativas da equipe do Espaço Saúde Tasukeai. 

Muito obrigado!

* é diretor da Sede Missionária e condutor da igreja Keiseki Brasil