627 Set 2023_Editorial

Alegres rumo ao decenário

Massahiro Kimura

Meuss sinceros agradecimentos a todos os leitores que, mensalmente, não têm medido esforços na reserva e distribuição do Jornal Tenri, como ferramenta na propagação do maravilhoso ensinamento da Tenrikyo. 

Nesta oportunidade, acredito que não exista outro tema a ser abordado a não ser o decenário de Oyassama.

No dia 26 de outubro do ano 185 R.D., o Primaz mundial, Shimbashira, publicou a Instrução 4 a fim de orientar todos os fiéis e, no dia 26 de janeiro deste ano, foi dado início ao período de atividades de três anos, mil dias, em face dos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Esta instrução contém o grande amor paternal do Shimbashira. 

No início da Instrução, temos: 

“Tendo em vista a celebração dos 140 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama no ano 189 da Revelação Divina (2026), expresso o meu pensamento para promover a união espiritual de todos os seguidores do Caminho.”

Nota-se a importância da dedicação sincera e unida de todos os seguidores rumo ao decenário, com a intenção de contentarmos Nossa-Mãe, Oyassama.

Oyassama ocultou-se fisicamente, pelo seu grande amor maternal, para que todos pudessem promover a salvação do próximo através do Serviço Sagrado e da prática do Ensinamento, sem dificuldades. 

Ainda, temos:

“De modo a corresponder este amor maternal, cada yoboku deve avançar concentradamente no caminho da evolução espiritual, elevando a consciência como instrumento de Oyassama.” 

Este é o verdadeiro significado da celebração dos decenários. Oyassama legou-nos a vida-modelo de 50 anos, passando com alegria por todas as situações, sejam boas ou ruins. Acredito que este modelo de vida seja a chave para alcançarmos a vida plena de alegria e felicidade através da maturação do espírito e em união espiritual. Não é possível atingir o grau de maturação desejado por Deus-Parens por meio de atitudes individualistas.

Na Instrução 4, o Shimbashira reforça a importância da vida-modelo: 

“Se não trilharem o caminho da vida-modelo, não será necessária a vida-modelo. Não há outro caminho a não ser o da vida-modelo.”

Vamos colocar em prática, um pouco que seja, no nosso dia-a-dia, a vida-modelo de Oyassama, a fim de nos aproximarmos da intenção do nosso pai espiritual.

Aos que ainda não são yobokus, a prática do Serviço Sagrado diário com o sentimento de agradecer e salvar o próximo torna-se uma forma de praticar a vida-modelo de Oyassama. Aos que já tiveram a oportunidade de renascerem, tornando-se yoboku, agora é a hora de fazer o papel de verdadeiros instrumentos de Oyassama na salvação diária das pessoas que sofrem. 

Transformar o sentimento de “querer ser salvo” no sentimento de “desejar salvar o próximo” é a grande chave da transformação como seguidor deste Caminho. É imprescindível apresentar de forma sincera o caminho da Tenrikyo aos que não o conhecem. Essa sinceridade certamente se converterá em ilimitadas providências.

Vamos caminhar em união espiritual, para poder contentar a Oyassama com a nossa evolução espiritual.

*é diretor da Sede Missionária e diretor responsável deste Jornal