629 2023.Nov_Doutrina

Disposição e atitude

Fabio Yoshinobu Maruoka

Atualmente, estamos caminhando o período dos ‘três anos, mil dias’, rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, orientados pelo Shimbashira, através da Instrução 4. Como todos deste Caminho sabem, este período está relacionado à vida-modelo de Oyassama. Mas, de forma concreta, qual o significado dos três anos, mil dias?

Na entrevista que li na revista “Miti no tomo” com os diretores Geral-Administrativo, Zensuke Nakata, e de Assuntos Religiosos,  Yoichiro Miyamori, do dia 20 de abril do ano 185 RD, o diretor Nakata diz: 

“O dia original das cerimônias decenárias é o dia 26 de janeiro de 1887 no calendário lunar, data em que Oyassama ocultou o seu corpo físico. Qual a intenção do Parens ao nos mostrar esse dia? Qual o amor parental inserido nesse fato? É importante que nós, que somos filhos, reflitamos firmemente sobre isso e estabeleçamos isso  em nossos corações. 

(...) O dia original das cerimônias decenárias é, também, o último dia dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama. (...) Até chegar esse dia, houve o debate com o Shimbashira I e outros antecessores dessa época. Esses fatos, do ponto de vista da razão da fé, são a parte mais importante para nós, sem falar que fomos orientados sobre um assunto extremamente severo. (...) Oyassama ocultou seu corpo físico, mas houve uma explicação de que ela apenas havia ocultado a sua imagem, mas continuaria a trabalhar inalteradamente, da mesma forma como em vida física.”

Oyasssama desejava a determinação espiritual para a execução do Serviço Sagrado. Teve que “abrir o portal”para expandir a salvação por todo o mundo e, também, conceder a concessão do Sazuke e a razão das igrejas. 

Diretor Nakata ainda diz: 

“Ao ler o livro Vida de Oyassama, essas circunstâncias podem ser verificadas até mesmo por nós (mas) ao fecharmos o livro, acabamos esquecendo. (...) Por isso, devemos nos empenhar concentradamente nas atividades decenárias de Oyassama e, recebendo com firmeza as suas graças, poderemos sentir Oyassama eternamente viva ainda mais próxima e sentir o amor parental que nos orienta de uma forma mais calorosa. 

(...) De dez em dez anos, nas cerimônias decenárias, temos que buscar a vida-modelo de Oyassama, a imagem de Oyassama e o espírito de Oyassama. Se nos afastarmos do Caminho de Oyassama, o Caminho desaparecerá.”

“Não digo nada difícil. Não digo para fazerem coisas difíceis nem coisas sem modelo. Existe o respectivo caminho da vida-modelo para tudo. Nada poderá ser feito se disserem que não podem passar pelo caminho da vida-modelo. (...) Se disser para passarem 50 anos, ou mesmo 30 anos, pelo caminho traçado durante 50 anos, não conseguirão. Também não digo para passarem 20 anos ou 10 anos. Bem, três dos 10 anos. Basta passarem o caminho durante três dias. Digo para passarem pelo caminho de apenas mil dias. (...) Qualquer pessoa, se trilhar o caminho conforme a vida-modelo, tudo será aceito com a mesma razão da vida-modelo.”

(ID 07/11/1889) 

De fato, devemos praticar a vida-modelo diariamente. No entanto, Deus não diz que, apesar dos pais trilharem 50 anos, os filhos também devem trilhar 50 anos. Como é difícil passar pelo caminho de Oyassama, diz para trilharmos concentradamente pelo período de três anos; será aceito com a mesma razão da vida-modelo. 

“A disposição concentrada, a força concentrada, a sabedoria concentrada; o caminho da concentração; devem trilhar de toda e qualquer forma.” (ID 08/05/1907) 

Na Instrução 4, quando é citado: “...cada yoboku deve avançar concentradamente no caminho da evolução espiritual...”, diz respeito à isso. Empenhando-se concentradamente, conseguimos extrair mais e nos empenhar continuamente, com a mesma força, pelo período oportuno de três anos. 

Além da importância de entender a razão de celebrar os decenários e estabelecer firme no espírito, devemos verificar e ter plena ciência da situação anterior e atual em que se encontra, antes de pensar na determinação espiritual; devemos construir a disposição espiritual e ter o preparo de se dedicar plenamente. 

O ocultamento físico de Oyassama foi o marco para que seus filhos pudessem crescer através da vida-modelo e atuar ativamente como instrumentos da salvação, Yoboku. A caminhada a cada decenário é o período para reiterar e atualizar a disposição e o estado espiritual em que nos encontramos perante os olhos de Deus-Parens e de Oyassama. 

Para tanto, na Instrução 4, o Shimbashira foca três disposições espirituais e sete ações a se trabalhar nestes três anos. “Quando bebemos água, sentimos o gosto da água”; “Do nó sai o broto”; e, “Salvando os outros, estará salvando a si mesmo”. Significam, respectivamente, o espírito de gratidão, satisfação e ajuda mútua. E como ações: ① Conduzir-se voluntariamente à igreja; ② Animar-se no dia a dia ao Hinokishin; ③ Ter em mente a realização da divulgação; ④ Para as pessoas que estão sofrendo, vamos nos aproximar de forma calorosa (empática);  ⑤ Solicitar a solução através do Serviço; ⑥ Ministrar o Sazuke; e, ⑦  Transmitir que existe o verdadeiro caminho da salvação. 

Vamos nos dispor a verificar diariamente os nossos corações e dar continuidade ativa durante os três anos, mil dias.

(Fábio Yoshinobu Maruoka)