642 2024.DEZ_jiba
em busca de conhecimento
O 146° Curso de Habilitação para Condutor de Igreja foi realizado em Jiba, do dia 27 de outubro a 16 de novembro. Além da classe em japonês, houve também em português, com a participação de 11 alunos.
Este Curso de Habilitação para Condutor de Igreja tem como objetivo fortalecer a fé e as convicções dos Mestres do Caminho (Kyoto), que são o núcleo das atividades da igreja, além de formar praticantes ativos na divulgação dos ensinamentos. É esperado que o cursista, ao estar próximo de Deus-Parens e Oyassama, adote a postura de buscar conhecimento e aplicar os ensinamentos na prática.
Os professores deste curso foram: Tadashi Ota, responsável da classe e aulas da segunda parte da Escritura Divina, parte IX a XVII; Primaz Kaoru Murata, aulas de História da Tenrikyo; Roberto Watanabe, aulas de Indicação Divina e Estatuto, Normas e Regulamentos; Yoshio Uchida, aulas da primeira parte da Escritura Divina, parte I a VIII; Hideyuki Kimura, aulas de Instrumentos Sagrados; Toshimitsu Kosaka, aulas da Dança Sagrada; e, Hikaru Kayama, aulas de Solenidades. Além disso, os membros da Seção da América Latina e de Tradução do Kaigaibu fizeram a tradução simultânea da saudação da Cerimônia de Abertura e Encerramento, dos instrumentos femininos, da Palestra Introdutória, palestra sobre Divulgação e palestra do Ministro da Sede.
O curso também tem treino de palestra, deliberação e hinokishin. Todos os alunos frequentam o curso pernoitando no alojamento da respectiva igreja-mor. O convívio diário em Jiba é algo muito significativo, pois os alunos têm a oportunidade de ver e sentir, na pele, os fatos e acontecimentos passados pessoalmente pela Oyassama, que aprendem através da sua vida-modelo.
Estas experiências e estes conhecimentos só podem ser adquiridos e sentidos estando em Jiba. Por isso, ao final, todos foram unânimes em afirmar que este curso foi excelente e que em nenhum outro lugar poderiam ter sentido tão intensamente a presença de Oyassama eternamente viva.
Participantes: William Yutaka Mizushima (Brasil Hoyo, Heishin); Sergio Mitsuo Ishikawa e Naoki Otake (Bauru/Nankai); Rafael Massatoshi Ukei (Novo Horizonte/Nankai); Andressa Tatiane Miguel Nakano, Rogerio Akira Ashikawa, Gilberto Satoru Ashikaga, Helica Terumi Nakano Ashikawa, Vivian Marie Nakano, Beatriz Tiemi Nakano Yoshikawa e Eny Kaori Uono Sanchez (Santo Amaro/Hofu)
(Sergio Tadashi Ota)
Depoimentos
Estudar pela primeira vez o Ofudessaki (Escritura Divina), o Ossashizu (Indicações Divinas) e a História da Igreja foi excelente.
Sobre o curso ter sete aulas por dia foi um pouco cansativo, mas ninguém reclamou e todos puderam chegar ao final do curso contentes e sem qualquer problema.
Doravante, pretendo me esforçar muito mais na igreja, para poder contentar o condutor e a esposa, pois sei que falhei muito neste ponto. Para isso, me empenharei em não acumular insatisfações, originadas pela minha imaturidade espiritual; é uma determinação que fiz juntamente com a minha esposa.
Tudo o que eu escutei e aprendi aqui na Terra Parental é o que precisava estudar e aprender. Tudo foi excelente!
Willian Yutaka Mizushima, 34
Fico feliz em ter aceitado a sugestão do Kaityo (condutor) para participar do Curso de Habilitação para Condutor de Igreja. Não estava em meus planos fazer o curso; porém, hoje, só tenho a agradecer pela oportunidade.
É o melhor dos cursos de formação. Sugiro até que alterem o nome do curso. Parece ser apenas para a formação de condutores, quando, na realidade é um curso aprofundado dos ensinamentos de Deus-Parens.
O conteúdo do curso nos inspira a estudar continuamente, o que pretendo fazer voltando para o Brasil. Desejo continuar me dedicando à igreja e, também, à divulgação e salvação, como instrumento de Oyassama.
Naoki Otake, 65
O curso me ensinou o quanto Oyassama se dedicou na orientação para executar o Serviço completo. Isso me deixou bastante pensativa.
Concluindo o curso, eu percebi que seguir este Caminho é gratificante. Tenho certeza de que cheguei aqui conduzida por Deus-Parens e Oyassama.
Gostei muito das aulas de Ofudessaki (Escritura Divina) e de Ossashizu (Indicações Divinas); me ajudaram a entender melhor sobre o Caminho.
Daqui para frente, desejo me dedicar mais em aprender a Dança das Mãos, pois acabei dando ênfase aos instrumentos musicais.
Agradeço a todos, pois me senti acolhida, levando em consideração que sou da primeira geração neste Caminho.
Vivian Marie Nakano, 43