627 Set 2023_Doutrina III

purificar o espírito dia a dia

Guilherme Massashi Tanaka

Todos nós, seres humanos, buscamos ser felizes. Mesmo que a felicidade signifique coisas diferentes para cada um, todos buscam uma vida alegre e feliz. Isso porque Deus-Parens nos criou, esperando que todos nós possamos viver felizes, ajudando uns aos outros.

Assim, Deus nos empresta este corpo, concede-nos a vida e todas as providências da natureza, para que possamos viver usufruindo do dia a dia. 

Porém, muitas vezes, nos deparamos com doenças ou outros problemas que nos afastam de um cotidiano realmente alegre e feliz.

Se Deus-Parens nos criou para sermos felizes, qual o motivo de eventos tristes acontecerem?

Oyassama nos ensinou que as doenças e problemas são manifestações de Deus, para que possamos rever nossas atitudes e pensamentos que não estão de acordo com a intenção original de Deus, de vivermos alegres e felizes.

O que Deus-Parens espera de nós é que tenhamos um espírito límpido, um espírito de satisfação sincera, que pensa na salvação do próximo. Ao contrário, quando temos sentimentos como mesquinhez, cobiça, ódio, amor-próprio, rancor, raiva, ambição e orgulho, sentimentos que Oyassama chamou de poeiras espirituais, estamos nos afastando do que Deus espera de nós.

Neste ano, a Associação dos Moços estabeleceu uma nova meta básica: “Vamos purificar o espírito dia a dia”. Ou seja, purificar gradualmente o espírito, retirando as poeiras que viemos acumulando.

Talvez, todos já estejam acostumados com a expressão “purificar o espírito”, mas se questionam sobre como limpar as poeiras do espírito na prática?

Na Escritura Divina, Ofudessaki, podemos encontrar uma dica de como realizar essa limpeza:

“Preparem depressa a purificação desta água. Purifiquem-na passando pelo filtro e areia.”       (ED III-10)

“Não pensem onde se encontra o filtro. O coração e a boca são a areia e o filtro.”

(ED III-11)

Dizendo de outra forma, o nosso espírito é comparado com a água, o coração é como o filtro e a boca é como a areia. Esses instrumentos podem ser usados para purificar o espírito.

De que forma podemos utilizar o coração e a boca para purificarmos nosso espírito? 

Podemos utilizar o coração como uma ferramenta para compreendermos os ensinamentos de Deus-Parens.

Primeiramente, devemos estudar sobre os ensinamentos, ler e ouvir sobre a percepção dos outros acerca dos ensinamentos de Deus. 

Quando comparamos o que aprendemos sobre o Ensinamento com os nossos próprios sentimentos, as nossas atitudes, descobrimos novas percepções sobre o Caminho, e passamos a nos questionar se estamos realmente vivendo de acordo com a intenção de Deus.

É nesse momento que entra a função da boca. Podemos usar a boca como uma forma de transmitirmos o Ensinamento aos próximos, de compartilharmos nossas descobertas e nossas dúvidas.

A partir do compartilhamento mútuo dessas ideias, novamente, novas descobertas e novas dúvidas surgirão. Isso gera um ciclo contínuo de novos aprendizados, percepções e descobertas.

A cada nova compreensão, aprendemos novas formas de limpar as poeiras do espírito, de evitá-las e de viver a vida plena de alegria e felicidade.

O esforço de purificar o espírito dia a dia vem ao encontro deste período oportuno que antecede os 140 anos de ocultamento físico de Oyassama.

O Shimbashira, primaz mundial, incentivou em sua Instrução 4: “O período de três anos, mil dias para o decenário de Oyassama é o tempo de praticar o ensinamento e de trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.”

Primeiramente, vamos focar em nós mesmos, seguir a vida-modelo de Oyassama, e evoluir espiritualmente, para que, assim, possamos salvar o próximo.

“Vamos purificar o espírito dia a dia” é a meta-básica da Associação dos Moços, mas também é uma forma prática para que todos nós, fiéis do Caminho, possamos evoluir juntos a fim de contentarmos Oyassama na celebração dos 140 anos do seu ocultamento físico.

(Guilherme Massashi Tanaka)