630 2023.dez_Bem-estar

promovendo o bem-estar

O Espaço Saúde Tasukeai tem como missão praticar a ajuda mútua, retribuindo a gratidão através da dedicação ao Hinokishin, aprimorando o espírito e, também, aliviando os sofrimentos físicos dos fiéis que regressam à Sede Missionária, Dendotyo.

E para cumprir esta missão, além dos atendimentos nas diversas áreas clínicas, temos realizado diversas atividades buscando a promoção do bem-estar físico, mental e espiritual.

Este mês, apresentamos duas novas iniciativas do Espaço Saúde Tasukeai:

Roda de conversa

Nos dias 11 e 22 de novembro, o grupo de Psicologia realizou Rodas de Conversas com a participação de 25 pessoas no total, a primeira presencial no Dendotyo e, a segunda, de forma on-line, respectivamente.

A ideia da iniciativa nasceu pensando em proporcionar um espaço acolhedor para compartilhamento das necessidades, troca de experiências e ajuda mútua para o público específico dos condutores das igrejas, casas de divulgação, cônjuges e futuros sucessores, como resposta a uma pesquisa realizada no início do ano para levantamento de temas de interesse deste público.

Assim, o tema (o mais votado) desta primeira roda de conversa foi “Relacionamento com os fiéis”.  Nos dias atuais, a convivência, o respeito e a compreensão mútua entre diferentes gerações de fiéis e condutores, os impactos da pandemia na frequência dos fiéis às igrejas, a adaptação aos costumes e hábitos do Brasil e outras questões fazem parte da realidade das igrejas e casas de divulgação. Por vezes, o condutor como pai e líder espiritual, pode sentir-se solitário em sua missão e sente a necessidade de compartilhar suas experiências com os seus pares.

Como primeira atividade, há pontos de melhoria, mas tivemos, no geral, um feedback muito positivo dos participantes que reconheceram a validade deste tipo de espaço que reúne condutores e os cônjuges de diversas regiões do Brasil. 

Após o evento, tivemos depoimentos como: 

“Foi uma ótima iniciativa. Espero que haja mais interessados nos próximos eventos e atividades de desdobramento destas rodas de conversa.”

“Podemos melhorar mais, procurando manter este formato de Live. Interatividade, trocas de informações dentre outros temas e dinâmicas seriam ótimos.”

“Será válido ter mais vezes esse tipo de encontro. Ótimo conhecer e saber de outros condutores.” 

“Podemos realizar mais vezes este encontro, com mais tempo e com mais participantes. Fazer também atividade de recreação para descontrair os participantes.”

“Com certeza, participarei dos próximos. Sinto falta de ter um espaço para conversas sobre as dificuldades do condutor.”

Para nós, psicólogos colaboradores, foi muito gratificante conseguirmos dar este pontapé inicial. Agradecemos, imensamente, a todos os interessados e participantes, bem como o apoio e confiança que recebemos do primaz Kaoru Murata, e de toda a equipe do Espaço Tasukeai, que ajudaram na divulgação.

Em 2024, daremos continuidade às Rodas de Conversas e, desde já, contamos com a participação de mais condutores, cônjuges e sucessores!

Entraremos no segundo ano de atividades do período de três anos, mil dias, rumo aos 140 anos do ocultamento fisico de Oyassama e o nosso desejo é, juntos, buscarmos a união e a evolução espiritual.         (Grupo de Psicologia)



Gotinhas de bem-estar

Em março de 2023, foi realizado o 1º Gotinhas de Bem-Estar, no Espaço Saúde Tasukeai, no formato de roda de conversa. Desde então, viemos realizando-o mensalmente, no sábado que antecede a cerimônia mensal do Dendotyo, no horário das 9h00 às 10h00. 

A atividade tem sido construída mês a mês, com a participação de um grupo de oito pessoas, a cada encontro, sendo que os próprios participantes são os construtores. O intuito é somar experiências conjuntas, de forma leve e descontraída.

As chamadas “poeiras espirituais” se acumulam de grão em grão no espírito e, hora ou outra, temos uma situação em que precisamos resolver, seja ela uma orientação de natureza física ou circunstancial. Sabemos que há solução e que tal prevenirmo-nos? 

Participe deste encontro e se permita criar gotinhas de bem-estar, e, por que não, de alegria? 

E o que pudemos colher dos oito Gotinhas já realizados? Acolhimento, sentir-se à vontade para se expressar, importância da interrelação com a Psicologia presente no Espaço Tasukeai, oportunidade de reflexões sobre nós em meio à correria do dia a dia. 

A alegria está sempre presente e todos podem colaborar, independentemente de onde venha ou a posição que ocupe. Isto nos faz crer na importância e na continuidade do Gotinhas. E mais, a sua participação pode ser a Gotinha que pode SOMAR para trazer Bem-Estar a outros participantes. 

Desde já agradecemos por isso, inclusive a todos que já participaram desta construção e aos que vêm colaborando para que o Gotinhas de Bem-Estar faça parte desta maravilhosa existência e missão do Espaço Saúde Tasukeai. 

(Cecília Haruko Massuda)




campanha mensal - novembro azul

Muitos homens, devido a vergonha, preconceito ou desinformação, deixam de fazer os exames preventivos do câncer de próstata. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, entre as mortes por câncer, a segunda maior incidência é o de próstata, a primeira é o de pele. A partir dos 50 anos, é recomendado procurar um urologista para realizar os exames ou, a partir dos 45, para aqueles que têm histórico familiar de câncer.

A melhor prevenção é fazer o check-up anual, incluindo os exames preventivos que detectam o câncer na fase inicial, pois este estágio, comumente, é assintomático. Dois desses exames são a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue e o toque retal. Este último é indolor e dura cerca de 15 segundos. 

Por meio deles, é possível realizar a detecção precoce, aumentando a chance de cura em até 90 %. Em casos mais avançados, o homem pode apresentar sintomas, tais como: dificuldade de urinar, aumento da frequência miccional, diminuição do jato urinário e sangramento/ardência ao urinar (Beneficência Portuguesa).

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do homem é cerca de 7 anos menor do que a da mulher e isso deve-se a fatores genéticos e socioculturais (Ramos,2020). Além do fato de que os homens procuram menos os serviços de saúde. 

Até hoje, o autocuidado não é visto como uma prática masculina (Gomes et al,,2007) e isso reforça ainda mais o preconceito e vergonha dos homens ao realizarem os exames. Por isso, como um ato de cuidado com o nosso corpo tomado emprestado, é necessário quebrar os tabus. 

Procure seu médico e incentive seus familiares a realizarem o check-up anual.