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instruções do shimbashira

Fabio Yoshinobu Maruoka

Em meio a caminhada rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, diariamente, lemos a Instrução 4, refletindo sobre a importância de seu  significado e intenção contida.

No YouTube, no canal Youki Channel, da editora Youtokusha, o condutor da Igreja Shoudai, Rev. Yoshinobu Tyakitani, faz uma interessante reflexão a respeito da Instrução 4, fazendo uma análise comparativa, mapeando as quatro Instruções do Shimbashira (primaz mundial).

Após sua posse, o Shimbashira promulgou a Instrução 1, e depois, a cada decenário, tem anunciado uma nova instrução, indispensável para as atividades do período. 

Segundo o Rev. Tyakitani, na Instrução 1, está expressa a determinação do Shimbashira em seu ponto de partida, enfatizando principalmente as palavras “salvação e mundo”, ou seja, a salvação direcionada para o mundo. 

Na Instrução 2, a palavra “salvação” é citada mais vezes. A palavra “maturação” aparece pela primeira vez e trechos importantes como: “evoluir espiritualmente é viver aproximando-se das intenções do Parens” e “cultivar e praticar o espírito da salvação”, apresentam-se como pontos chaves. 

Na Instrução 3, está expresso o significado de celebrar o decenário, dizendo: “O significado de celebrar as cerimônias decenárias de Oyassama está no fato de corresponder a este infinito amor maternal.” A palavra “salvação” aparece 17 vezes e, se juntar o termo “salvar as pessoas”, totaliza-se 20 vezes. Por isso, esta Instrução é chamada de “Instrução da salvação”. Cita de forma concreta os meios para ser salvo, promovendo uma carinhosa salvação, aproximando-se das pessoas, atento aos seus sentimentos. 

Na Instrução 4, observa-se que muitos termos das Instruções 1 a 3, como: “razão”, “dedicar”, “missão” e outros, não aparecem, pois já vieram sendo orientados anteriormente. Desta vez, são enfatizados os termos: “Deus-Parens”, “Oyassama” e “vida-modelo”. A palavra “vida-modelo”, que até então era citada 1 ou 2 vezes, desta vez, aparece 8 vezes. 

Da Instrução 1 à 4, observa-se uma nítida sequência nas intenções do Shimbashira. Rev. Tyakitani acredita que, com base no que foi orientado repetidas vezes, anteriormente, desta vez, é enfatizado reiterando que não há outro modo senão seguir a vida-modelo. E, para alcançar a salvação é necessário olhar com firmeza para o próprio coração, refletir sobre as próprias atitudes, atuais e reais, e rever os princípios básicos do ensinamento, pois é esse espírito que deve ser dedicado às pessoas na salvação.

Refletindo sobre o ensinamento, tanto na Escritura Divina como na vida-modelo, assim como nas instruções, apesar de ser voltado para todos, tudo está direcionando para o próprio espírito, para si próprio. Ou seja, instrui a conscientização do próprio estado de espírito em relação às pessoas ao redor e ao mundo. Inclusive, na Instrução 4, pode-se perceber que o próprio Shimbashira também está falando para si, como uma altiva determinação. 

Particularmente, creio que o ato de direcionar ao próprio espírito facilita a compreensão do ensinamento da coisa emprestada, tomada emprestada, pois a autoconsciência faz perceber a própria essência (predestinação) e seu estado (comportamento, sentimento, virtudes e defeitos). Como é ensinado, “tudo que vemos e ouvimos é predestinação”. Toda existência ao redor são empréstimos proporcionados adequadamente por Deus, conforme essa “essência”, fazendo-nos perceber, refletir e evoluir para nos aproximarmos da vida plena de alegria e felicidade.   

(Fabio Yoshinobu Maruoka)