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convivência intergeracional
Bruno Sussumu Hideshima
os diferentes grupos, comunidades ou organizações que compõem a sociedade, vemos a convivência de diferentes gerações. O tema conflito de gerações não é uma novidade dos tempos atuais, mas, talvez seja mais desafiador hoje em dia. Entender as novas gerações sempre foi um desafio para qualquer pessoa. O que torna este momento especial é o fato de termos mais gerações influenciando-se mutuamente. O aumento da expectativa de vida, a redução da natalidade, a ampliação dos meios de conexão entre as pessoas e acesso mais fácil e rápido às informações são fatores importantes para a humanidade, pois nunca cinco gerações diferentes conviveram em uma mesma realidade.
Pensando em entender melhor cada geração, suas características e necessidades e a melhor forma de se comunicar com cada público, as áreas de marketing das empresas usam informações da ‘teoria das gerações’. Esse tipo de conhecimento também vem sendo utilizado pelas empresas que, cada vez mais, querem atrair e reter os seus talentos e para uma boa gestão das pessoas.
Vamos conhecer um pouco sobre cada uma das gerações com o objetivo de ajudar a entendê-las melhor, promover reflexões sobre suas características. Temos que estar atentos para não criarmos rótulos ou estereótipos. Cada geração é influenciada pelo contexto social, econômico, político e valores de cada época em que nasceram.
Características das gerações (o intervalo de cada geração pode apresentar pequenas variações conforme o autor)
- Baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964): orientação pela equipe, otimistas, formais, valorização da hierarquia, pouca ou nenhuma mudança no trabalho. Tecnologia: telefone, fax e email. Contato com a Internet e computadores quando adultos;
- Geração X (nascidos entre 1965 e 1980): autoconfiantes, céticos, informais, equilíbrio vida pessoal-profissional, adaptáveis, rejeição às regras. Contato com Internet e computadores quando crianças ou jovens adultos;
- Geração Y ou Millenials (nascidos entre 1981 e 1997): orientação pela comunidade, realistas, querem causar impacto no mundo, movidos por propósito. Nativos digitais;
- Geração Z (nascidos entre 1998 e 2010): orientação global, pragmáticos, independentes no ambiente de trabalho. Geração Internet no bolso;
- Geração Alpha (nascidos a partir de 2010): as características deste grupo serão analisadas no futuro.
Se por um lado, as relações intergeracionais nos trazem desafios, elas apresentam também muitos benefícios como: aumento da inovação e criatividade, mais oportunidades de aprendizado e intercâmbio de conhecimento, a promoção e o exercício constante da empatia.
Podemos também buscar formas de nos relacionarmos melhor quando convivemos com pessoas de diferentes gerações seguindo algumas dicas: por meio da escuta ativa, procurar ouvir atentamente o que o outro diz, manter o diálogo respeitoso, evitar os estereótipos e as pressuposições, estabelecer objetivos em comum, criar oportunidades de colaboração e promover uma cultura e ambiente de inclusão.
Dentro da comunidade tenrikyana, temos as diversas associações, cada uma formada por membros de uma determinada faixa etária, com objetivos e atividades próprias e específicas, mas que sob o ponto de vista do Ensinamento, todas têm um mesmo objetivo, que é a salvação e a busca do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Juntas, respeitando as características de cada grupo, os membros das diferentes associações se unem para contribuir em diversas atividades da Sede Missionária, das igrejas e das casas de divulgação.
“Unam o espírito e construam o caminho promissor. Devem mostrar ao mundo para que todos admirem: aquele sim, é o caminho verdadeiro.”
(ID de 6 de setembro de 1902)
*é psicóloga, colaboradora do Espaço Saúde Tasukeai e yoboku da Igreja Londrina