626 2023.Ago_Doutrina

preparo da base do espírito



Por existir Tsukihi, existe este mundo; por existir o mundo, existe cada uma das coisas; por existir cada uma das coisas, existem os seus corpos; por existirem os seus corpos, existe a lei; embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante.”  

    (ID,  de 13 de janeiro de 1887)

Estas palavras divinas englobam numerosos ensinamentos deixados pela Oyassama, transmitidos durante 50 anos. Mesmo porque, no ensinamento da Tenrikyo, quanto ao desejo de Deus-Parens, a lei é o caminho da vida-modelo da Oyassama.

O desejo fundamental de Deus-Parens, ao criar os seres humanos, foi o de compartilhar da vida plena de alegria e felicidade com todos os seus filhos. Assim, devemos corresponder a este seu desejo e receber a sua proteção. E, o importante é prosseguir no caminho deixado por Oyassama.

“Embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante” significa que, mesmo conhecendo a vida-modelo de Oyassama, se não a trilhar, não será possível a concretização da vida plena de alegria e felicidade. A pacificação do mundo está em cada um que segue o Caminho, devendo passá-lo praticando a vida-modelo, sem desviar e distorcer o ensinamento de Oyassama.

Consta a Indicação Divina:

“Se não trilharem o caminho da vida-modelo, não será necessária a vida-modelo. Se guardarem a vida-modelo, nada será possível.”

(ID, de 7 de novembro de 1889)

A vida-modelo é o período do dia 26 de outubro de 1838, quando Deus-Parens tomou a senhora Miki Nakayama como sacrário de Tsukihi, até o dia 26 de janeiro de 1887, quando ocorreu o ocultamento físico de Oyassama. Viver o cotidiano baseado na vida- modelo é a reflexão que devemos fazer.

Já passamos a metade do primeiro ano de atividades do período de três anos, correspondente aos mil dias, do período oportuno de dedicação rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Há dois decenários, o Shimbashira definiu o primeiro ano deste período como o “preparo da base espiritual” e a “construção do alicerce do espírito”; o momento para evoluir espiritualmente, se esforçando para contentar Oyassama. O Shimbashira ressaltou, ainda, que “fazer a evolução (espiritual) não é devido ao decenário, mas é algo que deve ser feito constantemente”.

Agora, em meio a muitas expectativas, cada qual tem em seu plano de metas o “preparo da base espiritual” e a “construção do alicerce do espírito”. E a forma de fazê-los é através da determinação espiritual.

Há mais de dez anos, o primaz anterior, reverendo Yuji Murata, citou a questão da determinação espiritual em sua palestra. Resumidamente, temos:

Muitos podem pensar que é uma coisa difícil, pois acham que é preciso fazer algo muito grande e, assim, acabam negligenciando a sua prática. Pode-se iniciar pensando em algo que está em seu coração ou em algo que tem dificuldade de realizar. Por exemplo: se não consegue dançar os 12 hinos sem ver o livro; se também precisa do livro para tocar os instrumentos sacros na cerimônia mensal, determine-se a frequentar diariamente a igreja ou a regressar a Jiba no ano do decenário de Oyassama, a acordar cedo e participar do Serviço da manhã, ou a dançar os 12 hinos, todos os dias.

Ainda, algumas pessoas têm a visão errada de que a divulgação e a salvação são atividades exclusivas dos missionários. Então, pode-se fazer a determinação de sair para a divulgação e a salvação, por uma hora que seja, na semana; ajudar os familiares a se determinarem a prestar o Curso de Doutrina ou o Seminário de Formação Espiritual; ou, levar novos regressantes a Jiba...

Se os exemplos citados ainda são difíceis, pode- se fazer a determinação de melhorar os maus hábitos e os maus costumes, isto para as pessoas nervosas, arrogantes, rancorosas. Para a evolução espiritual, existem muito outros exemplos.

Assim, o que foi determinado deverá ser praticado. De nada adianta fazer uma determinação muito boa se não ocorrer a sua prática. Sem se esforçar, não há como receber a graça de Deus-Parens.

A cada decenário de Oyassama, nós nos esforçamos em avançar alguns degraus na evolução espiritual. Esta é a atitude que contenta verdadeiramente a Oyassama eternamente viva.