630 2023.dez_Opinião 2

ensinamentos para hoje

Cecília Haruko Massuda

Já estamos ao final do ano de 2023. É um momento que muitos reservam para refletir, avaliar e, também, para agradecer. O que realizei? O que deixei de realizar? O que pretendo realizar? Ou simplesmente deixei passar!

Aos meus 64 anos de vida, com este corpo emprestado por Deus-Parens, sinto uma gratidão imensa por estar vivificada pelas providências divinas. 

Em nosso corpo, as providências divinas trabalham silenciosamente. Por exemplo, depois que saboreamos uma refeição, o alimento segue o fluxo para a digestão. Será que percebemos e damos conta disso? Sentimos gratidão?  Ou tomamos ciência apenas quando sentimos uma azia ou uma dor no estômago?

Pois é, muitos acreditam que nas dores e dificuldades é que damos valor à vida. Isto é, somente quando as luzes se apagam, percebemos o valor da energia elétrica. Sim, creio que passamos a dar mais valor nesses momentos. 

Em março recente, fui dignosticada com Covid 19. Como assim? Tomei os cuidados necessários, máscaras, higienização constante com álcool, vacinas. E percebi que Deus-Parens me lembrou:

Os corpos humanos são todas coisas emprestadas por Deus. Com que pensamento estão usando?

(ED III-41)

O amor parental Dele me permitiu uma situação leve e uma rápida recuperação. Agora Ele me enviou novamente uma mensagem: acabei de saber nesta semana (dia 22/nov.) que estou com pequena fratura na costela.  E ao saber disso, a primeira coisa que perguntei ao médico foi: ‘posso continuar a pegar a minha netinha no colo?’ Ele disse, pode, com o lado que não doer, e foi uma alegria saber disso. E antes de saber da fratura, ainda pude participar do Encontro das senhoras de Casa de Divulgação em Dendotyo, em novembro, que foi um momento para estudar.

“Haruko, presta atenção!!!” É o que pareço ouvir carinhosamente de Deus-Parens neste momento oportuno! E me faço a pergunta: O que preciso aprender com isto? 

Podem ser muitas as respostas... Tenho percebido diariamente que, ao passar a me amparar mais em Deus-Parens como Ele mesmo nos orienta nos Hinos Sagrados, mais Ele nos ampara. Amparar-me em Deus-Parens é um treinamento para mim, pois  na Instrução 4 consta: “As pessoas confiam demasiadamente nas próprias forças e são levadas pelas próprias cogitações humanas, vagando na escuridão do espírito”. Reflexões para mim.

“Haja o que houver, doravante, seguirei unicamente amparado em Deus.”             (HS III-7)

“Farei com que não tenham dificuldades. Venham a amparar-se no espírito de Deus.” (HS IX-2)

Entre outros Hinos, neste momento me fazem refletir e agir:

“Não há algo tão penoso como as doenças. Doravante, eu também farei o Hinokishin.”(HS III-8)

“Por mais que continuem a crer, deverão ser repletos de alegria.”               (HS V-5)

“Esqueçam por completo o espírito cruel e tornem gentil o espírito.”               (HS V-6)

E estes me parecem esclarecedores:

“Embora seja a doença um fato penoso, não há quem tenha conhecido a sua origem.”        HS X-8)

“Até o presente momento, todos igualmente, não conheciam a origem das doenças.”     (HS X-9)

“Desta vez, ela foi revelada, a origem das doenças está no espírito.”             (HS X-10)

É bom saber que nos é dado a cada dia o Hoje, um novo dia do nosso caminho do porvir. Desta forma, necessariamente, não precisamos aguardar os finais de ano para refletirmos. A cada dia Deus-Parens nos oferece presentes de oportunidades, com infinitas possibilidades, nos vivificando e mantendo as 10 Providências Divinas incessantemente ativas, dentro e fora de nós. 

Ainda, os Ensinamentos estão à nossa disposição através da Escritura Divina e dos Hinos Sagrados. E para entendê-los, temos os respectivos estudos, carinhosamente publicados pelo Primaz anterior Yuji Murata, para, com alegria, nortear o nosso Caminho. 

Reflito se estes ensinamentos não seriam palavras de carinho de um pai que ecoam só para o nosso bem, para vivermos sem sofrimentos e de forma preventiva. 

*é esposa do condutor da Casa de Divulgação Conselheiro (Igreja Sorocabana)