636 2024.jun_dendotyo
curso harp 2024
Daniela Kinoshita
Você sabe o que significa HARP? Essa é a sigla em inglês para: Heart Awaking Recreational Program (programa para despertar o coração). Trata-se da metodologia que utilizamos no Curso Estudantil da Tenrikyo. É o conjunto de atividades que realizamos para transmitir os ensinamentos do nosso Caminho para os estudantes e despertar o coração dos jovens na fé.
O HARP se baseia em estimular atividades em grupo, mediadas por um orientador, como uma forma natural de promover o intercâmbio de sentimentos entre participantes que, executando um programa adequado, olham com profundidade para seus sentimentos (coração).
No dia 11 de maio, foi realizado no Dendotyo o curso HARP 2024. Esse ano, o tema do curso foi Gratidão e Hinokishin e fomos agraciados com a presença do Diretor da Comissão dos Encarregados dos Estudantes da Sede, professor Masao Koda. Houve a participação de 50 inscritos e 24 staff.
Durante o dia, realizamos 4 atividades principais, que resumidamente podem ser divididas em:
1. Promover o conhecimento mútuo entre os participantes de cada equipe;
2. Atividade sensorial com o objetivo de refletir sobre o corpo emprestado e os 5 sentidos;
3. Dinâmica em equipe sobre Hinokishin, incluindo a palestra do professor sobre o tema;
4. Finalizamos o dia com o Cartão de gratidão.
Além disso, o professor Koda explanou sobre o HARP e a educação dos jovens.
Foi um dia magnífico, com muitas atividades e reflexões! A forma como o professor nos conduziu, tanto no preparo do curso no dia anterior quanto durante as atividades foi inspiradora para todos nós da Comissão dos Encarregados dos Estudantes. O olhar para os participantes, as dicas e intervenções, o cuidado e o carinho com o qual o professor Koda nos acolheu nos preencheu de energia para os preparativos das atividades da Comissão e para o Gaku 15 - 2025! #GRATIDÃO
Após o curso na Sede Dendotyo, professor Koda seguiu para Mogi das Cruzes (SP), onde conduziu o HARP na regional Alto Tietê (confira os detalhes na coluna das associações).
(Daniela Kinoshita)