Capítulo VII - Onde não havia modelo (monkata-nai) - continuação
Foi neste mar de lama, onde não havia indício algum ou vestígio de nossa existência, que Deus-Parens criou o mundo e os seres humanos. Assim, das palavras “onde não havia modelo”, nós podemos adquirir um senso de como é precioso o amor parental de Deus-Parens e quão imensurável foi o esforço de Deus em nos nutrir através de incontáveis anos desde a época da criação. Este foi o extraordinário esforço de Deus-Parens e concedeu ilimitadas providências que nutriram os seres humanos desde o período em que viveram na água e os instruiu com inteligência e ensinou as letras uma vez que passaram a viver em terra firme.
Finalmente, com senso, poderíamos dizer que o Ensinamento veio “onde não havia modelo.” Em 26 de outubro de 1838, quando Oyassama foi indicada como Sacrário de Deus e começou a explanar o Ensinamento, o mundo era um caos total, para pessoas perdidas sem saber a identidade ou intenção do Parens Original. Foi nestas circunstâncias que Oyassama demonstrou a Vida-Modelo durante cinquenta anos de sofrimento e dificuldades, identificou o verdadeiro Parens, e ensinou o caminho para a humanidade seguir.
Capítulo VIII - Oyassama
O nome de Oyassama é Miki Nakayama. Nasceu no dia 18 de abril de 1798, na família Maegawa, na vila de Sanmaiden, localizada ao sul da atual Sede da Igreja Tenrikyo. Casou-se com Zembee Nakayama da vila de Shoyashiki aos treze anos.
Apesar de nem Oyassama nem qualquer outra pessoa saberem na época, não havia ninguém tão especial quanto ela. Como veremos nos próximos tópicos (“Sacrário de Tsukihi” e “Predestinação Original”), a alma de Oyassama é a de Izanami- no-Mikoto, alma da mãe quando Deus-Parens criou os seres humanos. Oyassama nasceu neste mundo e se tornou Sacrário de Tsukihi de acordo com a promessa de Deus-Parens feita no momento da criação. Até se tornar Sacrário de Tsukihi, Oyassama viveu sua vida como ser humano comum, inconsciente do papel que desempenhou na criação. Ela possuía a predestinação de mãe de toda a humanidade.
Deus-Parens observou atentamente Oyassama, que possuía a alma com tal predestinação, e confirmou que seus pensamentos e ações eram condizentes com essa predestinação. Deste modo, em 26 de outubro de 1838, quando estava com 41 anos, Deus-Parens cumpriu a promessa feita no momento da criação, estabelecendo Oyassama como Sacrário de Tsukihi, e iniciou este Caminho introduzindo-se em seu corpo e falando através dela. Deste modo, Oyassama guiou e criou os seres humanos de acordo com sua predestinação como mãe de toda a humanidade. E assim, por longos 50 anos, em meio a inúmeros sacrifícios, Oyassama não apenas nos ensinou este Caminho por meio da palavra e do pincel, mas desejando nos salvar, também nos mostrou pessoalmente através da vida-modelo. Oyassama é, para nós, seres humanos, verdadeiramente Tsukihi (Lua-Sol) manifestado na terra e o verdadeiro Parens da humanidade.
É ensinado que o nome divino “Tenri-Ô-no-Mikoto” estava destinado a ser concedido a Oyassama, mas, segundo a profunda intenção de Deus-Parens, esse nome foi concedido à eterna e imutável Jiba, Terra Parental. Jiba é o local original onde os seres humanos foram originalmente concebidos, é a fonte de todas as vidas. Oyassama é o nosso Parens verdadeiro. Jiba é Tenri-Ô-no-Mikoto, Oyassama é Tenri-Ô-no-Mikoto, e este é o nosso Parens original, o Parens verdadeiro. Somos assegurados de todo tipo de salvação quando nós confiamos totalmente e mostramos nossa sincera dedicação ao nosso Parens.
Está expresso na Doutrina de Tenrikyo: “Tenri-Ô-no-Mikoto, Oyassama e Jiba são realmente uma única razão e somente aceitando esta verdade é que o caminho da dedicação única à salvação para a vida plena de alegria e felicidade pode ser finalmente realizado”.
Capítulo IX - Sacrário de Tsukihi
“Tsukihi” refere-se a Deus-Parens.
“Sacrário” é um local sagrado onde uma divindade é consagrada e adorada.
“Sacrário de Tsukihi” é o local onde Deus-Parens reside, referindo-se exclusivamente a Oyassama.
Oyassama tinha a alma predestinada que desempenhou a função de mãe na ocasião da criação dos seres humanos por Deus-Parens. Conforme a promessa feita na ocasião da criação original, ela nasceu neste mundo como ser humano. Isso ocorreu no dia 18 de abril de 1798. Durante os quarenta anos seguintes, desde a infância, Oyassama tinha um coração bondoso e, após se casar, viveu como uma respeitada esposa da família Nakayama, trilhando verdadeiramente uma vida de uma pessoa exemplar. E assim, no dia 26 de outubro de 1838, tendo chegado o tempo predeterminado desde a criação original, Deus-Parens introduziu-se no corpo de Oyassama e, por meio de sua boca, revelou e transmitiu este ensinamento pelo qual toda a humanidade pode ser verdadeiramente salva.
A partir desse momento, durante cinquenta anos, Oyassama, como Sacrário de Tsukihi e como mãe de toda a humanidade, ensinou com amor maternal o caminho para a salvação e mostrou pessoalmente a vida-modelo, que é o exemplo a ser seguido por todos os seres humanos.
(continua na próxima edição)