Alice Masako Uchiyama
O ensinamento básico da Tenrikyo se encontra no livro Doutrina de Tenrikyo. Lendo e estudando, podemos colocar em prática o seu conteúdo.
Quando ficamos acamados, sentindo fraqueza no corpo, não conseguindo nos levantar e nos alimentar, percebemos que não temos poder algum sobre o nosso corpo. As causas da doença, às vezes, não são fáceis de serem descobertas, e até poderá pensar: “O que fiz para merecer isso?” No entanto, refletindo de acordo com a doutrina, as doenças são orientações de Deus e vêm do acúmulo das próprias poeiras espirituais, conforme os versos abaixo:
“No mundo, dizem sofrer-se de males e dores, sem saberem que são indicações e orientações de Deus.”
(ED II-22)
Na Instrução 4, o primaz mundial, Shimbashira, escreveu: “Deus-Parens, desejando informar esses erros espirituais dos seres humanos, mostra-os sinalizando em problemas físicos e circunstanciais. Os frequentes desastres naturais ou as epidemias que se alastram no mundo são, também, orientações e manifestações do seu amor parental para incentivar todos nós, seus queridos filhos, a reformar o espírito.”
Nos momentos de sofrimento, não conseguimos realizar qualquer reflexão sobre as poeiras espirituais. Entretanto, no dia a dia, talvez tivéssemos tido pensamentos e comportamentos não condizentes com o próximo. Quando o Shimbashira se preocupa com os desastres naturais, as guerras e pede para executarmos o Serviço Sagrado e reformarmos o espírito, isso se deve à necessidade de entendermos da nossa responsabilidade, em uma escala maior, como um todo.
Como Yoboku, ficamos sempre na ansiedade de desejar que as pessoas melhorem a sua saúde e que os problemas sejam resolvidos imediatamente.
Certa vez, minha avó pediu para eu transmitir a uma senhora idosa e muito adoentada, antes de ministrar o Sazuke: “Agora, a senhora está sofrendo, mas, na próxima vida, a senhora voltará com um corpo novo e bem sadio.”
Na Indicação Divina, temos:
“A razão de ter se dedicado ao Caminho não é algo apenas para essa ocasião, mas sim, uma razão para receber a salvação que continuará por todas as gerações futuras.(...) Em todas as coisas, o importante é passar com o espírito de satisfação sincera, contentando-se com tudo o que acontece. Passar com esse espírito estabelecido é compensar as vidas anteriores. Compreendendo bem este fato, não deve se deixar levar pelas cogitações humanas e ficar angustiado, pensando em coisas imediatas.”
Assim, entendo por que é importante ministrar o Sazuke e juntos, yoboku e o enfermo, reformarem o espírito, conforme o desejo de Deus-Parens, não pensando somente nesta vida. Sem se precipitar, vamos aprender a ter o espírito de satisfação sincera, treinar para mudar o foco para o lado bom. Viver buscando contentar o próximo, a Deus-Parens e a Oyassama é o caminho de nossa reforma espiritual.
Estamos no período oportuno rumo aos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Como atividade programada pela Sede, haverá o ‘Dia de Atividade de Todos os Yoboku’, no dia 29 de junho, em todas as regionais. Incentivando todos a participarem deste evento, poderemos evoluir um pouco mais e, assim, trabalhar animadamente na construção do mundo almejado por Deus-Parens e Oyassama.
*é diretora da Associação Feminina