Dia de Atividade de Todos os Yoboku
O quarto evento do “Dia de Atividade de Todos os Yoboku” foi realizado no dia 29 de junho, em 27 localidades regionais da Associação dos Fiéis do Brasil.
O “Dia de Atividade de Todos os Yoboku” é uma atividade promovida pela Sede da Igreja e tem como objetivo incentivar e estimular todos os yoboku que vivem em uma mesma localidade a animarem-se cada vez mais nas atividades decenárias rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Para tanto, cada regional desenvolveu uma atividade específica.
Em mensagem enviada por vídeo, o diretor-geral administrativo da Sede da Igreja, reverendo Zensuke Nakata, expressou o seu pensamento com relação a este período de realizações das atividades decenárias, tendo como tema: “Trilhar a vida-modelo, reestabelecendo o espírito.” (veja resumo ao lado).
Mensagem do Diretor-geral administrativo da Tenrikyo, rev. Zensuke Nakata
O modelo para a vida plena de alegria e felicidade
Como todos sabem, os 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama será celebrado em 26 de janeiro do ano que vem.
Oyassama, aos 41 anos, foi estabelecida como sacrário de Deus-Parens. E, após cerca de 50 anos, em 26 de janeiro de 1887, ocultou-se fisicamente aos 90 anos. Nesses 50 anos, movida pelo desejo de salvar todos os filhos do mundo, Oyassama trilhou pessoalmente a vida-modelo para a vida plena de alegria para nós.
A vida-modelo não tem sentido se for apenas admirada. Só se destaca quando nós, que seguimos os ensinamentos de Oyassama, a colocamos em prática.
A vida-modelo é o único e insubstituível exemplo rumo à vida plena de alegria.
Dedicar ao máximo nas atividades decenárias
Hoje, rumo aos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, realizamos este Dia de Atividade, reunindo-nos em nossas localidades, para que todos os yoboku possam trilhar, ainda que um pouco, a vida-modelo, incentivando uns aos outros para as atividades decenárias.
A atividade decenária é uma oportunidade de nos conscientizarmos do nosso papel como yoboku. E para corresponder ao amor maternal de Oyassama, que sempre nos guia, dedicamos três anos para avançar na caminhada rumo à maturação espiritual.
Nesses três anos, mil dias, vamos refletir sobre o caminho da vida-modelo mostrado por Oyassama.
O importante é praticar, um dia de cada vez, aquilo que pudermos fazer.
Agora, restam pouco mais de seis meses dessas atividades; ainda temos meio ano pela frente. Ou seja, em seis meses, é plenamente possível mudar o destino de alguém. Neste meio ano que resta, vamos renovar nosso espírito e trilhar o caminho da vida-modelo, voltado unicamente à salvação.
Trabalhando juntos com união espiritual
Durante esses três anos, mil dias, acredito que muitos tenham definido metas concretas para a maturação espiritual ou se esforçado em práticas diárias específicas. Nas igrejas dos senhores também, creio que tenham metas definidas e estejam avançando nas atividades decenárias.
É importante que os yoboku ligados à igreja se incentivem e se apoiem mutuamente, trabalhando juntos, com união espiritual, nas atividades do decenário.
A igreja é o lugar onde todos os yoboku e fiéis ligados a ela caminham juntos rumo à vida plena de alegria e à maturação espiritual.
Revisem novamente as metas de suas igrejas e pensem no que vocês mesmos podem ou devem fazer. Conversem com seus condutores e coloquem em prática sua retribuição às providências recebidas.
À Jiba
Há mais um ponto que gostaria muito que colocassem em prática neste ano. É o “Regresso a Jiba”
Em Jiba, a Oyassama, eternamente viva, sempre aguarda a volta de todos seus filhos.
Compartilhem a alegria e a paz de espírito que vocês sentem por seguir este caminho, e, se conseguirem trazer alguém junto, tenho a certeza de que Oyassama ficará ainda mais feliz.
Além disso, ao conduzir-se a Jiba pensando na salvação de alguém que está se dedicando para salvar, Oyassama eternamente viva irá orientá-los para o caminho da salvação.
Desejo, sinceramente, que possamos seguir juntos até o fim nestes últimos seis meses das atividades decenárias.
Vamos renovar nosso espírito e trilhar o caminho da vida-modelo voltados unicamente à salvação.
No dia da celebração dos 140 anos, no ano que vem, vamos mostrar a Oyassama o quanto amadurecemos, e assim, proporcionar tranquilidade e alegria.