Antonio Shinko Aizawa
Todos nós, que seguimos e praticamos o ensinamento transmitido pela Oyassama, estamos no importante período em que se finaliza a época oportuna dos três anos, mil dias, faltando seis meses para a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama.
Participando da atividade promovida pela Sede da Igreja, o Dia de Atividade de Todos os Yoboku, senti como é importante a caminhada deixada pela Nossa-Mãe, Oyassama.
O período dos três anos que antecede a celebração decenária, mesmo estando na reta final de conclusão, ainda é o momento oportuno para realizar a profunda reflexão a respeito de nossas atitudes, bem como para reiterar e reforçar a fé nos ensinamentos da Oyassama.
A caminhada dos 50 anos da vida-modelo deixada pela Oyassama não é algo de mera observação ou de cunho contemplativo. Para nós, seguidores desta fé, é o ponto de referência que nos direciona para a vida plena de alegria e felicidade.
Oyassama nos deixou três instrumentos para a salvação das pessoas com enfermidades ou com problemas circunstanciais: o Serviço Sagrado, os trabalhos de divulgação e os Hinos Sagrados.
Amparando-se nas palavras divinas: ‘Salvando os outros, estará salvando a si mesmo’, vamos alcançar as excelentes graças seguindo os ensinamentos de Oyassama.
Acredito que um ser humano comum teria muitas dificuldades em passar pelo modelo de vida deixado pela Oyassama.
Oyassama chegou ao estado da mais profunda pobreza, sem se desanimar ou se abater, orientando os filhos a cultuarem o espírito de satisfação frente às dificuldades que surgem.
Oyassama passou por inúmeros sacrifícios com plena satisfação, demonstrando o modelo espiritual de vida desejado por Deus-Parens.
Oyassama, como sacrário vivo de Deus-Parens, mesmo ridicularizada e desprezada pela vizinhança e parentes, promoveu a verdadeira salvação e foi reconhecida como a deusa viva de Shoyashiki,
Na Instrução 4, temos: “Se não trilharem a vida-modelo, não será necessária a vida-modelo. Não há outro caminho a não ser o da vida-modelo.”
É uma orientação para que os seguidores reforcem a fé através de diversas formas de dedicação, como por exemplo, ter sempre em mãos os livros Escritura Divina, Doutrina de Tenrikyo, Vida de Oyassama e Episódios da Vida de Oyassama para certificarem bem a verdade da vida-modelo de Oyassama.
Desta forma, cada qual, individualmente, deve transformar os seus pensamentos e atitudes para poder se aproximar cada vez mais do modelo de vida deixada pela Oyassama.
Neste período dos três anos, mil dias, presenciamos muitas orientações divinas, quer seja por enfermidades ou retornamentos. No ensinamento, temos que em tudo há a manifestação do amor do Parens ou da Oyassama eternamente viva, isto é, são manifestações da intenção divina que devemos crer como uma graça divina. A compreensão desta graça é, certamente, a transformação do espírito que se aproxima cada vez mais da intenção divina.
*é diretor da Sede Missionária e condutor da Igreja Central