Paulo Yasuharu Ishizaki
Em setembro, vamos nos dedicar para a firme continuidade deste Caminho.
Todos nós almejamos uma vida tranquila, feliz e com muita alegria, uma vida com bem-estar todos os dias.
Mas, na vida, não é possível desejar colher algo sem ao menos semear. Isto é, colhemos apenas o que semeamos.
Para que os nossos desejos se realizem, primeiro, precisamos semear boas sementes, para depois podermos colher bons frutos no futuro. Assim, para podermos desfrutar uma vida tranquila, seja com a família, com os vizinhos, no trabalho ou mesmo frequentando clubes, academias e igrejas, não podemos magoar e nem prejudicar as pessoas à nossa volta.
Deus-Parens, através de Oyassama, ensinou a viver todos os dias pensando no próximo, ajudando-se mutuamente.
Tudo o que plantamos, colhemos. Assim, para vivermos felizes, é necessário darmos felicidade para o próximo. Desta forma, reciprocamente, receberemos a felicidade.
Certamente, não é uma tarefa fácil.
Através do ensinamento de Oyassama, nesta época oportuna, é-nos orientado que “salvando o próximo, estará salvando a si próprio.”
Da época oportuna dos três anos, mil dias, faltam pouco mais de quatro meses para a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama - agora é o momento exato para presentear a Oyassama com as nossas boas ações, tranquilizando-a.
Ainda, o mês de setembro é o mês de incentivo ao missionamento, isto é, da divulgação e da salvação, e, também, o mês em que lembramos dos feitos de antepassados, através do culto às almas dos antepassados. Em outras palavras, podemos entender que o mês de setembro, não especificamente, mas é o mês de motivar o espírito, dedicando-se para a continuidade firme do Caminho originado pela Oyassama.
Acredito que, no dia a dia, o nosso trabalho é transmitir às pessoas ao redor as nossas sensações e emoções, demonstrando a alegria de estarmos sendo vivificados por Deus-Parens, tendo este magnífico corpo como empréstimo.
Na Escritura Divina, temos:
Embora o espírito de Tsukihi apresse dia a dia, mesmo querendo, não há como expressar em palavras. (XIV-6)
Em razão disso, lanço a fragrância mesmo em sonho. Reflitam logo sobre isso. (XIV-7)
Diariamente, Deus-Parens tem apressado para adiantar e manifestar a sua intenção em cada pessoa através dos fatos, ou mesmo em sonhos.
As nossas atitudes sempre estão sendo observadas pelas pessoas ao nosso redor, em qualquer lugar que estejamos.
Na Instrução 4, o primaz mundial, Shimbashira, disse: “Com base na consciência de que todas as pessoas do mundo são irmãos, o que se busca agora é o modo de viver da vida plena de alegria e felicidade em que as pessoas se respeitam e se salvam umas às outras.”
Se plantarmos a sinceridade, colheremos a sinceridade. Se a fragrância desta sinceridade for espargida, acredito que, tempos depois, poderemos apreciar à nossa volta muitas pessoas com essas atitudes.
Deus-Parens apressa a nossa evolução espiritual para poder abreviar a concretização da vida de plena alegria e felicidade. Vamos fazer a nossa parte!
(Paulo Yasuharu Ishizaki)