Harumi Kataoka
As pessoas se questionam sobre a existência humana: de onde viemos e para onde vamos? Muitas acreditam que o sentido da vida é apenas “ter uma vida boa e acumular patrimônio”. No entanto, essa não é a verdadeira finalidade da vida; agindo desta forma, muitos deixam de ter uma vida plena.
Há muitos anos, recebendo um convite, uma pessoa teve a oportunidade de regressar a Jiba, no Japão, a Terra Parental para nós que temos a fé neste Caminho. Antes disso, ela nunca havia ouvido falar do ensinamento da Tenrikyo e vivia se questionando: “qual o sentido da vida?” Mas, ao voltar para o Brasil, depois de ouvir as preleções do Besseki e receber o dom da Concessão Divina, Sazuke, sentia-se a pessoa mais feliz do mundo, compartilhando sua alegria com todos que encontrava.
O motivo dessa felicidade era simples, mas profundo: ela havia conhecido o local da criação original e compreendido a intenção de Deus-Parens ao criar os seres humanos. Na verdade, esta pessoa havia feito um grande resgate em sua própria vida, reencontrando sua origem espiritual e tendo a oportunidade de agradecer, refletir e renovar o compromisso de viver conforme o propósito da criação: a vida plena de alegria e felicidade.
No dia 26 de outubro de 1838, Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, revelou-se ao mundo pela primeira vez, dizendo: “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”
A boca era humana, mas o espírito era de Deus. Após a revelação, a senhora Miki Nakayama, a qual chamamo-la de Oyassama, Nossa-mãe, a mãe da humanidade, passou a orientar, a começar das pessoas próximas, passo a passo, como deveriam viver para alcançar a vida plena de alegria e felicidade. O ensinamento foi sendo transmitido aos poucos, através de palavras, escritas e gestos, mostrando um Deus que conduz seus filhos com amor parental desde a criação do mundo.
Através da Oyassama, Deus revelou a doutrina de Tenrikyo e o modo de viver em etapas, tudo registrado nos livros sagrados: Escritura Divina, Hinos Sagrados e Indicações Divinas.
A pessoa que regressou a Jiba, infelizmente não continuou seguindo o Caminho de nossa fé. Porém, acredito que, mesmo que tenha passado pelo Caminho momentaneamente, a semente semeada em sua alma germinará em determinado momento e fará com que ela seja guiada de volta para ‘casa’.
Através da razão das gerações, evoluímos gradualmente, até atingirmos maturidade espiritual. Sinto quão gratificante é fortalecer a nossa caminhada, apoiando-nos sempre em Deus-Parens e Oyassama, sentindo estarmos sendo orientados e conduzidos pessoalmente por Eles. Limpando constantemente as poeiras espirituais, abrimos a porta para que os ensinamentos entrem e se fixem em nosso coração. É um processo de transformação contínuo que nos guia para a vida plena de alegria e felicidade.
Aqueles que procuram Deus-Parens e Oyassama sempre encontram respostas. As circunstâncias da vida, no dia a dia, sem dúvida alguma, são as plenas e livres manifestações de Deus-Parens. E, de alguma forma, o amor maternal de Oyassama sempre vai nos conduzir a apressar a realização da vida de plena felicidade.
(Harumi Kataoka)