Edson K Hiraga
Olá, sou Edson Kazuyoshi Hiraga, tenho 64 anos e sou condutor da Casa de Divulgação Líder, situada na zona leste de São Paulo, filiada à Igreja São Miguel.
Sou da terceira geração na Tenrikyo e estou à frente da casa de divulgação há 20 anos. A origem da família na fé foi através da minha avó paterna. Ela, sem estar passando por qualquer problema circunstancial ou físico e mesmo sem ter conhecimento sobre a doutrina de Tenrikyo, em dois anos realizou todos os cursos, regressou a Jiba e fundou a Casa de Divulgação Líder. Acredito que foi, verdadeiramente, a intenção de Deus-Parens e Oyassama para que a família passasse a seguir este Caminho.
Atualmente, eu me dedico às atividades da regional São Paulo da Associação dos Fiéis, onde atuo como diretor do departamento de hinokishin, e, nos últimos 20 anos, colaboro nas atividades da Regional Penha, incentivando e apoiando os jovens da banda de Koteki: Higashi Koteki Band. Ainda, durante 10 anos, estivemos nos dedicando à reforma da Igreja São Miguel.
Quanto ao desenvolvimento doutrinário, busco novos aprendizados para me reciclar, participando da primeira turma de português do Shuyoka da Sede, do Curso Estudantil de Três dias (Gaku 21+) e, recentemente, do Curso de Formação de Líderes, coordenado pela Associação Infantojuvenil. Minhas filhas, sobrinhos e jovens fiéis sempre participaram deste curso, mas eu, como iniciei na fé mais tarde, eu não tive essa oportunidade. Pude compartilhar experiências com jovens que a pouco tempo via-os participando da banda Koteki. Isso me fez sentir, no fundo do coração, a razão de ‘herdando essa fé, de pais para filhos, de filhos para netos, cada passo acumulado se torna a ligação por todas as gerações’ (Instrução 4).
Por estarmos no período oportuno dos três anos, mil dias para a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, temos recebido diversas orientações tanto na família como na igreja: minha esposa, em uma consulta de rotina, foi diagnosticada com câncer de tireoide. Eu também, realizando um exame de rotina, fui identificado com câncer de intestino. Ainda, minha filha, após conceber a segunda filha, observou um nódulo na mama e a biópsia constatou como câncer. Já, o condutor anterior de nossa igreja foi diagnosticado com câncer no pulmão.
Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos, que demonstraram sentimentos de carinho e cuidado para conosco.
Apesar de tantos nós no Caminho, estamos superando juntos, da melhor forma possível, aceitando com sinceridade essas orientações e fazendo reflexões constantes sobre os fatos ocorridos. Assim, à medida que a verdade do ensinamento se fixa em nossos corações, o espírito amadurece, e sentimos, profundamente, o amor parental que nos guia dos ‘grandes infortúnios para pequenos e destes para a sua extinção’.
Sem qualquer dúvida, acredito que recebemos essas orientações graças ao grande amor do Parens, que apenas deseja o nosso aprimoramento espiritual.
O condutor anterior da Igreja São Miguel, reverendo Ryuichi Takemae, nos orientou, dizendo que, nesta época oportuna, é importante entender sobre a intenção da minha avó ter iniciado nesta fé e refletir se estamos correspondendo aos sacrifícios dela no Caminho.
Assim, sem me esquecer da sinceridade espiritual de minha avó, sinto uma imensa gratidão e venho revendo, constantemente, as minhas atitudes como fiel da Tenrikyo e instrumento de salvação de Oyassama, trazendo mais sentido a minha própria fé.
Atualmente, na casa de divulgação, estamos construindo um novo recinto de reverência, tendo como objetivo poder utilizar este espaço para a divulgação e para as atividades do Caminho, principalmente da regional.
Até agora, a casa de divulgação foi utilizada para o desenvolvimento da minha geração. Acredito que o novo recinto possa ser utilizado para o desenvolvimento e aprofundamento da fé das gerações seguintes, como a de meus netos e fiéis. Tenho plena convicção de que poderemos praticar aqui, por muitos mais anos, os ensinamentos mostrados através da vida-modelo de Oyassama.
Então, todas as orientações que nos estão sendo apresentadas, apesar de muitos colegas não compreenderem claramente, são, de fato, grandes oportunidades de evolução. Vendo desta forma, não há motivo para se lamentar, apenas sentir gratidão.
Muito obrigado!