Agora é o momento de fazer um esforço e dedicar alegremente o suor à divulgação do nome de Deus-Parens, do nome divino Tenri-Ô-no-Mikoto, ao maior número de pessoas.
A oportunidade recai sobre o mês de setembro, definido como simbólico e mundial para a atividade do espargimento da fragrância da fé: o Dia da Divulgação, realizado regionalmente pela Associação dos Fiéis.
Também, para todas a igrejas, que possuem a razão de Jiba para desenvolver o modelo da vida de plena alegria e felicidade, setembro é o mês de incentivo a promover o missionamento, através da divulgação e da salvação.
O espargimento da fragrância da fé tem uma razão tão forte e profunda que faz da divulgação uma atividade capaz de alegrar tanto aquele que executa, como aqueles que têm a felicidade de serem contatados.
Os aromas da fé refletem suas fragrâncias conforme a força da determinação e sinceridade daquele que o conduz. Isto deve ser compreendido como um sentimento puro de alegria da prática da divulgação, descaracterizado de qualquer interesse maior, que não seja a de demonstrar a própria felicidade por estar ajudando o próximo.
Assim, através da divulgação, cada pessoa avalia a sua fé e, a partir da unidade espiritual de todos neste objetivo, converge-se ao extraordinário caminho da verdadeira vida feliz.
Neste Caminho de fé, é-nos orientado a elevar a consciência sobre a retribuição das graças recebidas.
As facilidades que envolvem nossa vida nos levam a descuidar da razão das providências divinas. Com o pensamento voltado apenas para si, o espírito da cogitação humana acaba se sobressaindo. Mesmo no Caminho, observa-se que vem diminuindo entre os seguidores o reconhecimento da necessidade de se fazer a retribuição.
Entretanto, no ensinamento da Tenrikyo, ouvimos insistentemente que este é o Caminho da dedicação sincera à salvação e, também, o Caminho da retribuição.
Fazer a retribuição significa manifestar, através da prática, o espírito de gratidão por estarmos recebendo de Deus-Parens, no dia a dia, a sua imensa providência. A maioria das pessoas do mundo está vivendo com o pensamento de que, diariamente, vive de acordo com a própria vontade. Porém, tudo isso é possível por haver a providência de Deus-Parens. Essas pessoas, por não conhecerem Deus-Parens e o seu amor parental, estão perdidas na escuridão do próprio espírito. Por isso, a necessidade de transmitir esta verdade às pessoas próximas, de que estamos sendo vivificados por Deus-Parens, para poderem refletir e reconhecer essa providência.
No Ensinamento consta: “No mundo, passam com as pequenas gratidões e esquecem as grandes gratidões; dessa forma, nada se pode fazer.” Devemos compreender bem esta ordem.
A retribuição pode ser manifestada de várias formas, como o hinokishin, a dedicação aos pais, fazer oferenda, a condução e a frequência à igreja, a divulgação e a salvação, e outras. Ainda, o Caminho da vida-modelo de Oyassama é o ‘Caminho da conclusão do Serviço’. Por isso, realizar o Serviço de acordo como foi ensinado por Oyassama, esforçando-se em executá-lo, tanto formal, quanto espiritualmente, é um modo de satisfazer e contentar Deus-Parens e a Oyassama eternamente viva. É uma excelente forma de se fazer a retribuição.
No Caminho, a dedicação também pode ser interpretada como: dedicar o espírito, dedicar com o corpo, dedicar através de coisas materiais; dedicar oferendando dinheiro; dedicar aos trabalhos do Caminho. Quanto a oferendar dinheiro, não é somente a parte formal; o mais importante é o espírito de sinceridade depositada junto com esta atitude.
Através do espírito de retribuição pelas inúmeras graças recebidas é que dedicamos a nossa sinceridade à ajuda e salvação das pessoas. Esta é a atitude desejada por Deus-Parens.
Vamos nos esforçar no missionamento, com espírito de gratidão. A semeadura da salvação fará brotar a satisfação e, mantendo o hábito, fará adiantar a construção da vida de plena alegria e felicidade - a salvação universal.